Social | Trabalho / Social

18h20min - 25 de Janeiro de 2012 Atualizado em 00h41min - 01 de Julho de 2013

Servas, Ministério Público e Cedec firmam acordo para movimentar recursos do Minas Solidária

BELO HORIZONTE (25/01/12) - A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves; o procurador-geral de Justiça, Alceu José Marques; o coordenador de Mobilização Social Paulo César Vicente de Lima, do Ministério Público; e o secretário-executivo da Cedec/MG, coronel Eduardo César Reis, assinaram, nesta quarta-feira (25), Termo de Cooperação Técnica para movimentar as contas bancárias abertas para atenderem famílias desabrigadas pelas chuvas.

O convênio de cooperação técnica visa definir critérios para utilização dos recursos depositados em duas contas: uma aberta pelo Bradesco, com depósito de R$ 250 mil, feito pelo próprio banco. Outra, no Banco do Brasil, onde estão depositados, até o momento, R$ 382.082,73. Esse valor é fruto de doações de cidadãos.

“O Ministério Público foi convidado pelo Servas, visando dar mais transparência à destinação desses recursos, cuja aplicação será definida pela Cedec/MG e coordenadorias municipais de Defesa Civil”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.

O Ministério Público vai acompanhar e ajudar a decidir toda movimentação que será feita com os recursos doados pelos mineiros, com participação e supervisão da Defesa Civil de Minas, a quem caberá a responsabilidade de indicar a melhor forma de utilização de toda esta doação.

O procurador Alceu José Torres Marques destacou a importância desse acompanhamento para que essas doações cheguem efetivamente a essas pessoas,  respeitando o desejo de quem está colaborando.

Num balanço sobre a situação nos municípios, o coronel Eduardo Reis disse que a região mais atingida é a Zona da Mata, onde se mantém atenção e esforços de maneira especial.

Continuam abertas, as contas para doações no Banco do Brasil, Agência 1229-7, Conta Corrente 64529-X e no Bradesco, Agência 3421-5 - Conta corrente: 49.709-6.