Social | Trabalho / Social

17h07min - 26 de Janeiro de 2012 Atualizado em 04h35min - 27 de Junho de 2013

Servas recebe doação da Força Sindical para desabrigados pelas chuvas

Cerca de 20 toneladas de alimentos e água foram arrecadadas entre mais de 200 sindicatos filiados à Força Sindical de Minas Gerais.

A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, recebeu, nesta quinta-feira (26), da Força Sindical de Minas Gerais, cerca de 20 toneladas de alimentos e água - frutos de arrecadação entre mais de 200 sindicatos filiados -, destinadas ao Movimento Minas Solidária para atendimento aos desabrigados pelas chuvas em Minas.

O presidente da Força Sindical, Rogério Fernandes, classificou a doação – 500 cestas básicas de 15 quilos  e 12 mil litros de água  – como um gesto simbólico de apoio dos trabalhadores às pessoas atingidas pelas chuvas, destacando a transparência do movimento na administração dessas doações.

“É uma doação importante que, além do caráter simbólico do gesto de solidariedade, tem utilidade muito concreta na vida dessas pessoas”, avaliou a presidente do Servas. “Trata-se de um encontro diferenciado que mostra como a solidariedade dos mineiros, em torno das famílias desabrigadas, atinge todas as categorias”.

A presidente do Servas destacou que o Governo do Estado atuou no sentido de apoiar a criação de coordenadorias municipais de Defesa Civil, que dobraram nos últimos anos, o que foi fundamental para evitar que as consequências dessas chuvas fossem ainda mais dramáticas. “Vencida a primeira etapa, garantindo que nada falte às pessoas que estão sendo atendidas, temos que continuar mobilizados para, num segundo momento, apoiar a retomada da rotina familiar, no retorno aos seus lares”, afirmou Andrea Neves.

O superintendente operacional da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), Major Edylan Arruda, disse que a situação está sob controle em todos os municípios, atendidos com o envio rápido às coordenadorias de Defesa Civil municipais de alimentos, água, roupas, colchões, cobertores, material de limpeza e higiene, medicamentos, entre outros itens emergenciais, além da vacinação da população, pela Secretaria de Estado de Saúde.