18h55min - 08 de Outubro de 2008 Atualizado em 06h55min - 27 de Junho de 2013

Servidores da Cohab e Sedru participam do Ambientação

BELO HORIZONTE (08/10/08) - O Grupo Educação pelo Tambor; a apresentação pelos atores Adir Cássio Rievres e Glenda Kelly, da peça O Casal, de Luiz Fernando Veríssimo e a encenação da peça Dança das Águas por jovens da APAE-BH, mobilizaram nesta quarta-feira (8), durante toda a tarde, os funcionários da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), para o lançamento do Programa Ambientação – Educação Ambiental em prédios do Governo de Minas organizado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). O programa de comunicação e educação ambiental vai, a partir de agora, estimular os funcionários dos dois órgãos a tomarem iniciativas que incrementem o consumo consciente, a coleta seletiva, a arrumação e limpeza, a redução da poluição sonora e o combate ao tabagismo não só no âmbito do edifício onde funcionam as sedes da Cohab e da Sedru.

O programa se propõe a realizar ações de educação ambiental e de qualidade de vida nos prédios públicos do Governo de Minas e visa promover comportamentos e atitudes conscientes e ambientalmente corretas no cotidiano dos funcionários do Estado. Com isso, busca também beneficiar a própria vida pessoal de cada um. Assim, realizar também campanhas relacionadas ao comportamento no trânsito e cuidados com o corpo e a saúde. Hoje, o Ambientação já está em funcionamento em 30 instituições do Governo do Estado, o que dá um total de 49 prédios e cerca de 10 mil funcionários trabalhando pelo meio ambiente.

Para motivar os funcionários a participarem do lançamento do Ambientação, a Cohab e a Sedru usaram o Bileco. Para suscitar curiosidade sobre esse personagem, há alguns dias vinha sendo foi feita uma campanha interna em todos as repartições que funcionam no edifício-sede da Cohab e Sedru. Ontem, o Bileco, mascote do programa, foi revelado e atuará em alguns momentos como porta-voz da equipe, além de auxiliar didaticamente a implementação das propostas do Ambientação.

Lançamento

Por sua vez, o Grupo Educação pelo Tambor, formado por jovens e estudantes, percorreu todos os andares do prédio, tocando seus tambores para chamar atenção para o evento. Já a peça O Casal serviu para conscientizar, pelo lado do bom humor, as atitudes de família relacionadas com a educação ambiental e com os cuidados pessoais.

Além disso, o lançamento do programa teve a ambientação de cheiros ligados à natureza e a exibição de imagens sobre a degradação e preservação do meio ambiente e de um vídeo sobre o programa. Ele foi explicado também em seus detalhes pelo técnico Feam Ricardo Botelho e ainda contou com os depoimentos de Maria das Graças Marçal, conhecida como Dona Geralda - líder da Asmare e catadora de papel desde os oito anos de idade, bem como de Adriano Barbosa Ferreira, que faz a coleta do lixo seletivo no prédio da Cohab. Os dois mostraram a importância social da coleta seletiva e o que as organizações devem fazer para facilitar este trabalho de preservação ambiental e geração de renda.

Nascida no interior de Minas, Dona Geralda veio para Belo Horizonte com a família em busca de oportunidades, foi morar na favela e encontrou no lixo o seu sustento. “Eu não vejo lixo, vejo trabalho e renda. Criei meus nove filhos catando lixo”, conta. Vítima de preconceito, não desistiu de mudar sua situação. Participou da fundação da Asmare e diz que a partir daí ganhou cidadania e auto-estima. “Tem 18 anos que eu tenho cidadania, 18 anos que eu tenho minha casa” disse. Fato importante de sua trajetória foi a viagem a Nova York para discursar na ONU. No fim, o que ela mais gostou da cidade foi do lixo que para ela não é lixo, é material reciclável.

No intervalo antes da parte final do evento, um grupo de jovens das Apae-BH encenou a Dança das Águas, alusiva à importância da água e do seu consumo consciente. Em seguida, as autoridades participantes do evento fizeram seus pronunciamentos. O vice-presidente da Feam, Gastão Vilela, agradeceu a todos os empregados que abraçaram o programa Ambientação. Já o presidente da Cohab, Teodoro Alves Lamounier, que disse que “depoimentos como de Dona Geralda nos lavam a alma, servem de inspiração e nos fazem ver como é possível dar contribuições para preservar o meio ambiente”.

No encerramento, o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado estadual Dilzon Melo, agradeceu os grupos da Apae e Educação Pelo Tambor por “trazerem exemplos do que nós, com vidas estabelecidas e certa cultura, deveríamos dar a eles.” O presidente da Companhia e o secretário receberam do vice-presidente da Feam a Placa de Identificação do programa. Os próximos eventos do programa vão acontecer, nesta quinta e sexta-feira, com a exposição de matérias reciclados da coleta seletiva de lixo.