Esportes

18h05min - 08 de Outubro de 2012 Atualizado em 07h15min - 01 de Julho de 2013

Servidores estaduais invadem a praia dos grandes nomes do vôlei

De 8 a 11 de outubro, funcionários do Governo de Minas serão os protagonistas nas quadras de areia montadas na Cidade Administrativa

Nos próximos quatro dias, os tradicionais trajes de trabalho, como ternos e sapatos, vão dar lugar a vestimentas bem mais casuais. De shorts, camisetas e com os pés na areia, os servidores estaduais participam de um torneio de vôlei de praia na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Ao todo, 22 equipes – cada uma representando um sistema do governo estadual – formadas por quatro a seis atletas, duelam pelo título de campeões entre dias 8 e 11 de outubro.

A abertura do Campeonato dos Servidores contou com a presença do secretário de Estado de Esporte e da Juventude, Braulio Braz, e do secretário-adjunto, Rogério Romero. Segundo Braz, a iniciativa tem a finalidade de propiciar aos funcionários momentos de lazer, além de fomentar as práticas esportivas no seu dia a dia. “Esperamos que todas as equipes participantes desta disputa estejam aqui presentes para vivenciar esta prática esportiva e, acima de tudo, se divertir neste espaço, que apresenta um cenário tão diferente do que vemos normalmente quando pensamos em vôlei de praia, hoje representado pela areia, pelas montanhas e pela beleza arquitetônica de nossa sede governamental”, ressaltou.

A analista educacional Caroline Costa Pereira é uma das representantes da equipe da Secretaria de Estado de Educação. Caroline praticou vôlei dos 14 aos 22 anos, tendo participado de campeonatos intermunicipais defendendo sua cidade natal, Juiz de Fora, na Zona da Mata, como nos Jogos do Interior de Minas (Jimi). Apesar disto, essa será sua primeira experiência na areia. “Jogar mesmo, só de brincadeira quando ia à praia, com família e amigos”, comenta.

Foi Caroline quem mobilizou as pessoas da sua secretaria para participar do torneio. Empolgada, ela saiu “arrastando todo mundo”, segundo sua parceira de equipe, Mônica de Oliveira Ribeiro, também analista educacional. Caroline conta que o time não teve tempo hábil para fazer nenhum tipo de preparação especial. Mas isso não tira a confiança da experiente atleta, que tem boas expectativas quanto à sua participação.

Neste torneio, cada equipe conta com uma arma para vencer. No caso do time da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a arma atende pelo nome de Carlos Luciano dos Santos, engenheiro de agrimensura do Instituto de Geociências Aplicadas. “Eu sempre joguei vôlei de praia em duplas. Participei de jogos e torneios em clubes, condomínios e praias desde a época de colégio”, lembra.

Assim que ficou sabendo sobre o torneio, Carlos não perdeu tempo e logo fez contato com a secretaria para garantir que não ficaria de fora. Aliás, esta competição tem um sabor especial para ele. “É diferente jogar aqui, junto com os colegas. Sem dúvida, é especial”, afirma.

Fã da dupla Alisson e Emanuel, que conquistou medalha de prata em Londres, seu parceiro de equipe, Lucas Amorim, economista em captações de recursos, espera conciliar a diversão com a competitividade. “Ninguém entra só para divertir. Se puder se divertir e ganhar, é ainda melhor”, destaca.

Já para Daniel Marques, servidor da Secretaria de Esportes e da Juventude, o importante é, mesmo, competir. “Embora a nossa equipe não tenha tido o êxito esperado, estamos felizes e orgulhosos por participar de um projeto de iniciativa da secretaria em que trabalhamos”, observa.

A competição está sendo disputada conforme as regras do vôlei de praia 4x4 da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A quadra de jogo, condições e equipamentos também são os mesmos.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, em parceria com o Banco do Brasil (BB), Federação Mineira de Voleibol (FMV) e a CBV. De 5 a 7 de outubro foi realizada a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. No próximo final de semana, de 12 a 14, haverá o Circuito Open, com as duplas que se classificaram no último final de semana.

Torneio dos Servidores da Cidade Administrativa

- De 8 a 11/10, a partir das 16h