12h47min - 17 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 10h35min - 01 de Julho de 2013

SES mobiliza Sabará para Carnaval sem dengue

Índices de infestação do mosquito apontados pelo município reforçam a urgência das ações de prevenção

Com o objetivo de estimular ações de enfrentamento contra a dengue no município de Sabará, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Sabará deu início, nessa quinta-feira (16), à mobilização contra a dengue no período pré-Carnaval. A equipe de mobilização, que atua no município desde o dia 6 de fevereiro, preparou a população para as trocas de inservíveis – pneus, garrafas pets e latinhas – por cadernos, lápis e borrachas, nesta sexta-feira (17).

A ação realizada na Praça Santa Rita, no Centro de Sabará, reforçou a guerra contra a dengue por meio da divulgação de informações e estimulou a participação ativa da população. A SES disponibilizou o Dengue Móvel e o Dengômetro, que foram instalados nos pontos de maior movimentação de pessoas.

A moradora do bairro Alto Cabral, Maria da Conceição Alves, trocou 52 pets e cerca de 100 latinhas no Dengue Móvel. Ela conta que trouxe as latinhas que tinha de casa e que as pets foram recolhidas no caminho de casa para o local do Dengômetro. “Mesmo sabendo o que fazer, muitas pessoas deixam lixo jogado nas ruas e contribuem para aumentar a dengue na cidade”, disse.

Como explica a referência técnica em Dengue da SES, Geane Andrade, as ações de mobilização social são vitais principalmente em períodos chuvosos. “Reforçar a prevenção no momento atual é essencial, uma vez que as chuvas concentradas, previstas para os próximos períodos, podem agravar o controle da dengue”, alerta.

Além disso, os índices da dengue apontados pelo município reforçam a urgência das ações de prevenção. De acordo com a Secretaria Municipal de Sabará, o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), referente ao mês de janeiro, foi de 7,8, o que indica um alto risco de epidemia. Apesar da alta infestação, o município ainda não confirmou nenhum caso de dengue este ano.

Segundo a secretária de Saúde de Sabará, os principais recipientes apontados pelo LIRAa do município como criadouros do mosquito foram os inservíveis domésticos que podem acumular água, como as garrafas pets, pneus, pratos de plantas, latas e outros tipos de vasilhas.