Minas por Região
Saúde

14h40min - 08 de Agosto de 2012 Atualizado em 17h56min - 30 de Junho de 2013

SES promove ação de combate às gripes para alunos da rede estadual

Mobilizadores explicaram cuidados que devem ser tomados pelos alunos, pais e educadores

“Fica esperto, fica ligado/se você se proteger não vai se contaminar/ muita saúde, muita alimentação/ cuide da gripe pra ficar bem do coração”. Foi com esse clima descontraído que os alunos da Escola Estadual professor Francisco Brant se despediram dos mobilizadores que estiveram presentes na escola na manhã desta quarta-feira (8) durante a ação de combate às gripes na volta às aulas.

Aluno do primeiro ano, Paulo Rafael, de 16 anos, é o autor da música acima, que virou o hit do momento. Criador de mais ou menos 15 letras, pra ele foi fácil aliar o ritmo com as informações que acabara de receber. “Quando percebi que cada um pode se prevenir da gripe me veio a inspiração pro Hip Hop. Todo mundo já ficou gripado e sabe como é ruim, então peguei o que é mais geral pra ficar mais simples das pessoas entenderem a importância de se cuidar”, afirma.

A diretora da Escola Estadual professor Francisco Brant, Arlene Borges da Cunha, fala da importância do envolvimento das escolas em ações educativas como essa. “A escola além de ter a responsabilidade de desenvolver habilidades, também deve criar e reforçar bons hábitos. Pegar ou não gripe é uma tarefa simples, mas que precisa de cuidados diários”, afirma.

As alunas do primeiro ano, Jéssica Mota, Tainah Fernanda Salomão e Scarlet Stefanie consideraram a ação esclarecedora. “Elas explicaram como a gente deve agir para evitar a gripe. Não sabia a forma certa de fazer ao tossir e espirrar. Agora que eu aprendi, vou fazer direitinho”, conta a estudante Jéssica. “O que mais gostei foi justamente aprender a etiqueta da tosse. Agora não vai ter mais desculpa pra fazer errado”, afirma Tainah. Scarlet, concordando com as amigas, completa: “Nem lavar a mão direito eu sabia. Às vezes, nem sabonete eu usava. Quando estava com pressa passava a mão na água e ‘tava de boa’”, diz com ar de brincadeira.  “Não vou fazer assim mais não”, promete a adolescente.

A ação

Utilizando critérios epidemiológicos, foram definidas regiões prioritárias em relação aos casos de gripe.  Assim, alunos de outras 543 escolas mineiras também vão receber a visita dos mobilizadores, que vão explicar sobre os cuidados que devem ser tomados pelos alunos, pais e educadores, como forma de prevenção às síndromes gripais.

Faz parte da ação a distribuição de folders com explicações a cerca da doença, como sintomas e formas de prevenção. Além disso, vão ser distribuídos sabonetes a fim de estimular os alunos a lavarem as mãos com frequência, uma das medidas mais eficientes para se evitar doenças respiratórias e diarreicas. Outras 913 escolas estaduais, que não fazem parte dos municípios prioritários, vão receber o kit com a cartilha e o sabonete.

“A ação vai se estender até setembro de 2012 e foi estabelecida a partir da realidade do ambiente escolar, especialmente da sala de aula, que se caracteriza por ser um ambiente fechado, que facilita o contato próximo e potencializa a contaminação”, explica a assessora da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tânia Marcial.  

Hip hop da Gripe

Paulo Rafael

Hip hop da gripe agora eu vou dizer

A gripe é furada

É melhor se proteger

Agora eu te falo

É melhor se cuidar

A gripe quando pega

Não quer mais te largar

Te deixa caído

Te deixa abalado

Mais isso não vai me deixar preocupado

Fica esperto

Fica ligado

Se você se proteger não vai se contaminar

Muita saúde

Muita alimentação

Cuide da gripe pra ficar bem do coração

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato