Economia / Desenvolvimento

11h56min - 28 de Janeiro de 2013 Atualizado em 01h04min - 01 de Julho de 2013

Setores de mineração, eletroeletrônicos e avicultura recebem novos investimentos

Protocolos foram assinados com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para aportes de cerca de R$ 337 milhões, no total, em empresas do Estado

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, assinou protocolo de intenção com a Centaurus Brasil Mineração Ltda. A empresa, de capital australiano, irá implantar em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, o Projeto Jambreiro, para exploração de minério de ferro, com investimento inicial de R$ 227,1 milhões, com previsão de atingir R$ 300 milhões. A mina possui uma estimativa de recursos de 125 milhões de toneladas de minério com teor de 27% de ferro e potencial de produção de dois milhões de toneladas por ano.

Durante a assinatura do protocolo de intenção, Dorothea Werneck informou que é intenção do Governo de Minas intensificar a exploração mineral no Estado. “Minas tem muito minério a ser explorado, são 40 tipos diferentes, se houver interesse, o Governo está pronto a apoiar e a incentivar outros investimentos na região, inclusive o Estado poderá trabalhar para atrair novos investimentos em outros serviços para o município, como hotéis e supermercados”, enfatizou.

Já o diretor-geral da Centaurus, Darren Gordon, destacou que as atitudes do Governo mineiro coincidem com as da empresa e refletem a intenção de promover o desenvolvimento e gerar empregos. “Nossa intenção é gerar benefícios econômicos e sociais em toda a região, inclusive já iniciamos o treinamento técnico para operários, através de cursos que estão sendo realizados em São João Evangelista e Guanhães”, salientou.

A Centaurus Brasil Mineração Ltda. é uma empresa internacional, de origem australiana, que atua na área de mineração de ferro, concentrada em desenvolver empreendimentos visando tanto o mercado doméstico quanto o de exportação. A unidade mineira, a primeira que está sendo implantada no Brasil, encontra-se em processo de licenciamento ambiental, pretende iniciar ainda no primeiro semestre deste ano as obras de implantação, quando serão gerados mais de mil empregos diretos e indiretos. Já na fase de operação a previsão é de criação de cerca de 300 empregos diretos e 200 indiretos.

Aço

Também assinou protocolo de intenção com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), a Soufer Industrial Ltda, que irá investir R$ 104 milhões, em duas etapas, sendo a primeira fase referente à expansão da sua unidade comercial em Pouso Alegre, Sul de Minas, e a segunda para a implantação de nova unidade industrial. Em uma primeira etapa, ainda este ano, serão processadas 27.600 toneladas por ano de aço e a partir de 2014 serão manipuladas 60 mil toneladas de aço por ano e gerados 150 empregos diretos e outros 26 indiretos.

O Grupo Soufer, fundado em 1966, com matriz no município de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo, industrializa produtos siderúrgicos para as mais variadas aplicações, tais como tubos, telhas, perfis longos, vigas, chapas, perfilados e outros. A Soufer oferece também kits para construção civil, sistemas de coberturas, serviços e projetos personalizados, além de suporte em projetos e serviços sob medida. Com unidade também no Estado do Espírito Santo, a Soufer atende todo o Brasil e o mercado internacional, exportando para a América do Sul, África e América Central.

Eletroeletrônicos

Incrementar a participação no mercado brasileiro através de mais tecnologia, inclusive em energia solar e eólica, e buscar parceiros para crescer mais rápido são as metas da Telepart Tamura Indústria e Comércio Ltda, empresa transferida de São José dos Campos para Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas, que acaba de assinar protocolo de intenção com o Governo de Minas.

Com investimento de R$ 800 mil e a geração de 39 novos empregos diretos e oito indiretos, a Telepart pretende atingir a capacidade de produção de 22.800 peças de transformadores, 218.000 peças de bobinas elétricas e 79.000 peças de pontes de corrente por ano. A Telepart Tamura Indústria e Comércio Ltda possui sociedade com a empresa japonesa Tamura, que detém 49% de participação. É uma empresa de fabricação de transformadores, indutores, filtros e toda uma linha de produtos magnéticos com potência de 20VA até 3MVA a seco e até a classe de isolação de 25kV.

Aves

Já em Prados, região Central do Estado, o Abatedouro Pradense Ltda. irá investir R$ 5,4 milhões na expansão da produção, melhoria da qualidade e redução de custos, atingindo após a conclusão um abate diário de 50 mil aves, passando a gerar cerca de 400 empregos. O Abatedouro Pradense atua desde 1993 no setor avícola de abate e comercialização. Atualmente emprega cerca de 250 funcionários e possui uma produção diária de 25 mil aves.