14h41min - 08 de Agosto de 2008 Atualizado em 05h39min - 29 de Junho de 2013

Setur amplia roteiros turísticos no Circuito das Grutas

BELO HORIZONTE (08/08/08) - Promover atividades turísticas que incluam oficinas de doces, artes plásticas, artesanato, cavalgadas, roteiros literários de Guimarães Rosa, café culturais, caminhadas, visitas a ateliês e museus e ainda ter a oportunidade de conhecer a riqueza das grutas mineiras, foi o principal objetivo do Encontro de Fechamento do Projeto de Roteirização do Circuito Turístico das Grutas promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), nessa quinta-feira (7), em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que reuniu cerca de 130 pessoas, entre representantes do poder público, empreendedores, artesãos, artistas plásticos, agentes e operadores de viagens e entidades ligadas ao desenvolvimento do turismo.

Para diversificar as atividades turísticas de quem visita o Circuito das Grutas, a Setur contratou uma equipe de consultores especializados que identificou, no decorrer de seis meses, mais de 35 atividades em cidades que compõem o circuito. Foram validadas no encontro atividades culturais e gastronômicas dos municípios de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Matozinhos, Cordisburgo e Belo Horizonte, esta última por ser a porta de entrada da região. Essas atividades irão integrar uma rede de serviços que serão transformadas, em setembro, em novos roteiros turísticos.

Roteirização do Circuito Turístico das Grutas

De acordo com a diretora de estruturação do produto turístico da Setur, Fernanda Fonseca, o Circuito das Grutas é conhecido pelas grutas de Maquiné, Lapinha e Rei do Mato, que recebem, respectivamente, 50, 35 e 30 mil turistas por ano. "O nosso intuito é diversificar a oferta de produtos turísticos e partir para a disponibilização de novas atividades e vivências. O estudo identificou que a região tem um foco muito forte para o segmento de estudos e intercâmbio, que é quando o turista estudante vivencia na região conteúdos de disciplinas escolares e acadêmicas, além de natureza e cultura", explicou a diretora.

Na visão do gestor do Circuito, Thomas Aurbach, o mais importante é que o projeto de roteirização vai ajudar a resgatar a credibilidade do Circuito perante as comunidades, a iniciativa privada e o poder público municipal. "Essa aglutinação de várias atividades, antes isoladas, é um marco histórico. A expectativa é de que o Circuito gere, até 2012, R$ 51 milhões por ano".

Segundo o presidente da Associação do Circuito Turístico das Grutas, Marcelo Bastos, a intenção é de que a rede de serviços atraia novos investidores, desde o setor de serviços até o de hotelaria, que são os gargalos da região. "Temos falta de mão-de-obra especializada e de hotéis".

Novas vivências e atividades

Luzia Moreira de Almeida, doceira há 25 anos e residente no distrito da Lapinha, em Lagoa Santa, manifestou-se ansiosa para iniciar as oficinas. "Vamos ensinar a fazer doces de leite e laranja, pé-de-moleque, cocada e licor. O que gostamos mesmo de fazer é isso. Ainda vamos ter a oportunidade de vender o nosso produto e passar um pouquinho das nossas vivências".

Para a vice-presidente da Associação de Artesãos de Pedro Leopoldo, Maria do Carmo Elias Vicente, integrar as atividades do Circuito das Grutas é um sonho de muitos anos. "Estou emocionada. Sempre acreditei que esse reconhecimento ia acontecer. Chegou a nossa hora". A associação, que existe há 23 anos e emprega 22 artesãs, vai oferecer aos turistas cursos de artesanato como bainha, crochê de grampo e no prego.

O boi da manta, evento folclórico de Pedro Leopoldo, que acontece em janeiro e fevereiro, é um dos personagens retratados pelas artesãs em forma de boneco de pano. "Queremos que o nosso trabalho ajude a divulgar a história e a cultura da nossa terra", ressaltou Maria do Carmo.

O proprietário da agência de turismo Primotur, de Belo Horizonte, Helder Primo, enfatizou a necessidade de novos roteiros para o Circuito das Grutas. "Com a integração dessa nova rede de serviços, as opções de lazer e roteiros vão aumentar".

Os consultores farão a partir de agora a elaboração de um banco de dados com informações (como preço, horários, dias de funcionamento, capacidade de atendimento, alimentação, acesso, local de realização) de todas as atividades identificadas que, posteriormente, irão compor roteiros prontos para o mercado. Com os produtos turísticos do circuito formatados, a Setur apoiará na comercialização. A apresentação dos novos roteiros será realizada em setembro.

Infra- Estrutura

Garantir o oferecimento de uma excelente infra-estrutura aos turistas que visitam as grutas de Maquiné, Rei do Mato e Lapinha é o trabalho do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As grutas da Lapinha e Maquiné estão em Unidades de Conservação do Estado e a Rei do Mato será transformada em Monumento Natural até o final de setembro deste ano.

De acordo com o gerente de Gestão de Áreas Protegidas do IEF, Roberto Alvarenga, o plano de manejo das três grutas será implantado até julho de 2009. "O plano vai definir o número de visitas diário, o material que pode ser usado e a iluminação. Vamos atender os critérios de conservação e manutenção para os visitantes". Até abril de 2010, o IEF vai investir mais de R$ 10 milhões em melhorias na infra-estrutura das grutas.

Circuito Turístico das Grutas

Minas Gerais possui 58 circuitos turísticos, dos quais 44 são certificados. O Circuito Turístico das Grutas é composto por 12 municípios (Cordisburgo, Lagoa Santa, Matozinhos, Confins, Inhaúma, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Capim Branco, Jequitibá, Paraopeba, Prudente de Morais e Santana de Pirapama) e conta com mais de 400 cavernas, 120 sítios arqueológicos e 30 paleontológicos.