10h06min - 19 de Outubro de 2009 Atualizado em 10h52min - 01 de Julho de 2013

Setur apresenta as riquezas turísticas de Minas na Abav

BELO HORIZONTE (19/10/09) - Integrando as ações do Projeto Espaço Minas Gerais Itinerante, em um estande expositivo composto por sete salas temáticas, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) apresenta, desta quarta (21) a sexta-feira (23), as principais riquezas turísticas do Estado, no 37ª Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, no Rio de Janeiro. Com recursos sonoros e visuais, será apresentado o passado colonial com destaque para o Barroco, manifestações populares, turismo de aventura, cultura, lazer e negócios, artesanato e alguns dos atrativos turísticos, como as cidades históricas, a Estrada Real e o portão de entrada - a capital Belo Horizonte.

De acordo com a secretária da Setur, Érica Drumond, Minas será o Estado Patrono da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e terá lugar de destaque na Feira. “Minas Gerais estará representada em toda a sua grandiosidade e fará uma grande homenagem aos demais estados brasileiros, pois o nosso Estado é a síntese do Brasil. Queremos despertar nos agentes de viagens, nos parceiros das entidades do turismo nacional e no público final do evento, o desejo de viver e visitar Minas Gerais”, afirma Érica Drumond, que espera receber no espaço mineiro cerca de 20 mil profissionais do turismo.

Segundo o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, “Minas vai surpreender os visitantes mostrando a todos não apenas sua oferta turística, mas uma mostra da cultura local, representada pela gastronomia, pelo artesanato e pelas manifestações artísticas”.

Exposição Viver Minas

No estande mineiro, o visitante será recepcionado na Sala Belo Horizonte, que terá 30 quadros com imagens dos principais atrativos da capital. Fundada em 1897, BH é primeira cidade planejada do país. Apesar dos 111 anos, a cidade permanece jovem, vigorosa e vibrante; sempre aliando desenvolvimento e modernidade à preservação de sua beleza arquitetônica, de suas praças, parques e jardins. Da Pampulha à praça do Papa, BH está sempre em constante movimento. Música, teatro, dança, cinema, literatura e artes plásticas dão cor, ritmo e emoção à noite da cidade, reconhecida como a capital nacional dos bares e restaurantes.

A sala Gemas e Jóias vai mostrar a vocação para este segmento, que nos últimos 10 anos cresceu cerca de 250% nas exportações. O ambiente será ilustrado com imagens de jóias e das pedras preciosas encontradas em Minas, lapidadas de maneira especial e transformadas em jóias com valor nacional e internacional. Minas lidera a produção do ouro e concentra em seu território uma das maiores províncias gemológicas do mundo, a Província Gemológica Oriental do Brasil. Entre águas marinhas, esmeraldas, quartzos, alexandritas, topázios imperiais e turmalinas, cerca de 20% das gemas do planeta são provenientes dessa região.

A sala de Negócios vai evidenciar as potencialidades para o turismo. O espaço será em formato cúbico, com teto e piso pretos, três telas e projeções sincronizadas de vídeos de Minas com as principais atividades econômicas nas áreas de negócios e tecnologia. Em atividades econômicas, Minas tem um dos melhores indicadores de crescimento do Brasil. Atrai investimentos que geram empregos e desconcentram a renda.

Cada região reserva atrações e encantos especiais, experiências únicas em cenários inesquecíveis. A sala Natureza vai mostrar imagens visuais de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Parques Nacionais e Estaduais como Serra do Cipó, Caparaó, Serra da Canastra, Ibitipoca, Rio Doce e Itacolomi são destinos de destaque. Montanhas, cavernas, rios majestosos, cachoeiras gigantes e grandes lagos permitem que a aventura seja vivida na terra, na água e no ar.

No ambiente dedicado à Cultura, telas com projeções de imagens de Minas exaltam atividades culturais. A cultura mineira é dotada de um acervo de inegável qualidade, de tradição cultivada ao longo dos séculos. Sua formação é compreendida na fase do ouro. A educação humanista, à época do contato com os hábitos europeus, permitiu o convívio da cultura erudita com a local, do latim com o folclore, da racionalidade com a crença. O resultado é a mitologia intelectual mineira, dotada de singular formação. Destinos mineiros onde a cultura tem efervescência: Belo Horizonte, Brumadinho, Sabará, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João del-Rei, Diamantina, Poços de Caldas, Cataguases, Maria da Fé, dentre tantos outros.

Na sala Artesanato, as bonecas do Vale do Jequitinhonha estarão em evidência. Situado no Norte de Minas, 75% dos habitantes dessa região residem no meio rural. Desses, 45% são voltados à produção artesanal. A matéria-prima é o barro e a produção do artesanato acontece nas camadas de baixa renda. O jeito mineiro é traduzido pelo talento e pelas mãos dos artesãos, na confecção de objetos singulares e expressivos. A capacidade de transformar materiais em objetos com carga emocional, impregnados de uma simbologia inteira, faz do homem um artista em exceção.

Compartilham a mesma sala os temas Estrada Real – Cidades Históricas e o Barroco Mineiro. Serão exibidas imagens de cidades históricas de Minas Gerais - Ouro Preto, Diamantina e Congonhas -, consideradas pela Unesco como Patrimônios Culturais da Humanidade. No piso do centro da sala, haverá uma ampliação do mapa da Estrada Real – a maior rota turística do Brasil. Já no ambiente que ressalta o Barroco, o visitante poderá admirar imagens em tamanho natural dos profetas de Congonhas, elaboradas pelas mãos do mestre Aleijadinho e apreciar as imagens do teto da igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto - pinturas que são consideradas obras-primas do pintor e artista Athayde.