19h49min - 28 de Agosto de 2007 Atualizado em 06h40min - 21 de Junho de 2013

Setur apresenta política pública de turismo na Fecomércio

BELO HORIZONTE (28/08/07) - A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, apresentou, nesta terça-feira (28), a política pública de turismo de Minas Gerais para integrantes da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio). A iniciativa faz parte de encontros periódicos da Câmara, organizados para discutir e buscar soluções para a atividade turística em Minas Gerais.

Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Daltro Assunção Nogueira, a entidade funciona como um fórum permanente de luta e incentivo ao turismo e é uma tentativa de unificar o setor. “Este é um espaço criado para debater nossos problemas e usar a força e a estrutura da Fecomércio Minas para resolvê-los", explicou.

O presidente da Fecomércio Minas, Renato Rossi, que abriu o evento, afirmou que a força e a peculiaridade do turismo no Estado estão relacionados à hospitalidade do povo mineiro e às riquezas naturais de todas as regiões de Minas Gerais. “Somos berço de uma história bonita, de belezas naturais, circuitos turísticos riquíssimos; somos reconhecidos por nossa arte e cultura. Sabemos que ainda há muito a explorar em regiões com alto potencial turístico, como os vales do Jequitinhonha e Mucuri e a região da Serra do Cipó. Abrir discussões sobre o assunto é o caminho certo”, avaliou.

A política pública de turismo

De acordo com Érica Drumond, a política de turismo acompanha a estratégia de gestão do Governo de Minas em desenvolver, fortalecer e capacitar os municípios para que estes possam aumentar suas receitas e gerar mais emprego e renda. “Nosso Estado possui dimensões gigantescas, temos 853 município e mais de cinco mil povoados, portanto a necessidade de promover ações descentralizadas, com foco no desenvolvimento de todas as regiões de Minas”, afirmou.

A secretária disse em sua apresentação que o desenvolvimento da atividade no Estado tem foco no fortalecimento dos circuitos turísticos mineiros, que são um conjunto de municípios com identidades culturais, sociais e econômicas, que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável. De acordo com ela, os circuitos turísticos foram criados em administrações anteriores da Secretaria de Turismo e representam um modelo acertado de gestão regional do turismo. “Minas Gerais já alcançou uma posição de destaque no turismo nacional. Somos o segundo Estado em visitação. Isso se deve à nossa grande extensão territorial e à prática do mineiro de visitar os parentes pelo próprio Estado. Precisamos motivar esse turista a deixar riqueza em nossas cidades, aquecendo a cadeia produtiva do turismo e favorecendo o desenvolvimento socioeconômico regional”, disse a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, um dos objetivos da pasta para esta gestão é fortalecer o turismo de eventos e negócios em Minas Gerais; para tanto, o segmento foi incluído como um dos projetos estruturadores do Governo de Minas. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Turismo se associou à International Convention and Congress Association (ICCA), com o objetivo de fortalecer o relacionamento da pasta com as organizações nacionais e internacionais direcionadas para a realização de eventos, congressos e convenções. “Com esta iniciativa, a Setur amplia sua rede de relacionamento e cria mecanismos para captar eventos internacionais para o Estado”, disse.

Salão Mineiro de Turismo

Durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, a secretária Érica Drumond informou que entre os dias 26 e 27 de setembro, a Setur, em parceria com o Sebrae-MG, realizará o 1º Salão Mineiro de Turismo. O evento será uma grande mostra do potencial turístico de Minas Gerais, com a apresentação de 40 circuitos turísticos.

De acordo com Érica Drumond, o Salão Mineiro contará com Feira de Produtos Turísticos, onde todos os circuitos turísticos apresentarão o potencial de suas regiões para as agências e operadoras nacionais, além da imprensa especializada no segmento de todo o Brasil. Além disso, o Salão contará com uma Praça Gastronômica, com mostra do “Festival Comida di Buteco”; Rodada de Negócios, onde as operadoras e agentes de turismo poderão comercializar o destino Minas Gerais; Praça Cultural, com a apresentação dos produtos associados ao turismo, e Espaço do Conhecimento, com palestras, workshops, debates e encontros sobre o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

“Nosso objetivo neste evento é dar a Minas Gerais visibilidade junto às operadoras e agências do turismo nacional e internacional. Vamos trabalhar, de maneira profissional, visando aumentar a oferta de nossos destinos, incentivar o consumo e a permanência do turista em Minas Gerais”, concluiu a secretária.