19h31min - 07 de Abril de 2008 Atualizado em 08h38min - 28 de Junho de 2013

Setur elabora estratégias de atuação para cinco municípios

BELO HORIZONTE (07/04/08) - Nesta segunda-feira (7), os cinco destinos mineiros indutores do turismo regional (Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei e Tiradentes), escolhidos pelo Ministério do Turismo, conheceram os resultados do Estudo de Competitividade – Relatório Brasil, um diagnóstico inédito que vai orientar o trabalho e os recursos do governo federal e também auxiliar estados e municípios no desenvolvimento turístico. O levantamento, realizado pela Fundação Getúlio Vargas e encomendado pelo Ministério do Turismo, apresenta informações detalhadas que ajudarão no monitoramento do desenvolvimento de cada destino e na elaboração de um planejamento, de acordo com as dificuldades detectadas.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, toda iniciativa pautada em planejamento alcança bons resultados. “Este estudo irá incrementar, sensivelmente, a nossa atuação em ações de investimento e políticas públicas para que os destinos indutores em Minas alcancem sucesso, podendo distribuir turistas para suas regiões. O objetivo é a atração de visitantes, movimentação de negócios e geração de emprego”, salientou a secretária.

O diagnóstico apontou que, em uma escala de 1 a 5, as capitais e as não-capitais brasileiras avaliadas estão em nível 3 de desenvolvimento. As capitais apresentam um resultado de 58,7 pontos e as não-capitais, 48,3, em uma escala de 0 a 100, de acordo com os dados apresentados.

Segundo o coordenador do Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, o estudo mede a capacidade e a velocidade da evolução de cada destino. “A competitividade é a capacidade de gerar negócios nas atividades relacionadas ao turismo de forma sustentável, gerando experiências inovadoras do setor”, explicou o coordenador durante a apresentação no Rio de Janeiro. A superintendente de Desenvolvimento e Fomento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, esteve presente ao evento, bem como representantes dos cinco destinos mineiros indutores do turismo.

Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei e Tiradentes conhecerão, individualmente, seu resultado no estudo de competitividade. A partir de agora, eles receberão a visita da equipe executora do levantamento, que realizará uma reunião com técnicos e representantes do trade para análise dos resultados. O objetivo do Ministério do Turismo é dotá-los de padrão de qualidade turística internacional até 2010, quando será realizada uma nova pesquisa para medir sua evolução.

A avaliação dos destinos foi realizada a partir de cinco macro-dimensões: turismo, políticas públicas, sustentabilidade, economia e infra-estrutura, subdividas nas seguintes dimensões: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing, política pública, cooperação regional, monitoramento e sustentabilidade em aspectos sociais, ambientais e culturais.