15h23min - 11 de Novembro de 2008 Atualizado em 03h20min - 01 de Julho de 2013

Setur promove turismo de Minas no Festival de Gramado

BELO HORIZONTE (11/11/08) - Produtos turísticos mineiros serão apresentados e comercializados durante o Festival do Turismo de Gramado, de 13 a 16 de novembro, no centro de feiras e eventos Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. No estande do Turismo de Minas haverá promoção dos principais atrativos turísticos do Estado, além de fomento à comercialização, com a participação de agências de receptivos integrantes do Programa de Qualificação dos Receptivos Mineiros, desenvolvido pela Setur desde 2007.

Para Minas Gerais o evento será mais uma oportunidade de estreitar a relação com os profissionais do setor, além de fomentar negócios entre os operadores e agentes de viagens da região Sul do Brasil e Mercosul, mercados de grande importância para o Estado. “Minas é um destino complementar a diversos roteiros brasileiros, o que possibilita a criação de produtos turísticos integrados tanto para o mercado doméstico quanto para o visitante internacional. A Argentina, por exemplo, foi o principal país emissor de visitantes para o Brasil em 2007. Temos que fortalecer o fluxo desses turistas para Minas Gerais, já que temos vôos diretos entre várias capitais brasileiras e também ligando o Aeroporto Internacional Tancredo Neves a destinos no exterior”, explica o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Robson Napier, que participará do evento.

Entre os produtos turísticos do Estado que serão ofertados está a capital mineira, por meio do projeto “BH espera por você”, parceria entre o BH Convention Bureau, a Setur e entidades do trade turístico mineiro, com foco no aumento da visitação da capital mineira em janeiro e fevereiro de 2009, incentivando as vocações naturais da cidade por meio de um cardápio de atrativos e atividades turísticas em Belo Horizonte e entorno. A cidade se prepara para crescimento no fluxo do turismo de lazer, com oferta de produtos culturais, gastronômicos, de compras, negócios e ecoturismo.

São parceiros da Setur no evento o Sebrae MG e a Belotur. Também participam do estande mineiro: Instituto Estrada Real; Federação de Conventions & Visitors Bureaux de Minas Gerais; Expominas e Minascentro; Conventions Bureaux de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Ouro Preto; Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas e dos Diamantes.

Estande Mineiro

O estande de Minas Gerais será dividido em duas partes: uma com foco comercial e outra institucional, apresentando os atrativos turísticos do Estado. Ligando os dois módulos estará uma réplica do Viaduto de Santa Tereza, um importante cartão postal de Belo Horizonte. Construído na primeira metade do século XX com dois arcos laterais, o viaduto está localizado acima do Boulevard Arrudas e da Serraria Souza Pinto, interligando o centro da cidade aos bairros históricos da Floresta e de Santa Tereza.

O Festival

O Festival do Turismo compreende, entre outras atividades, a Feira, as Rodadas de Negócios Sebrae e o Congresso, realizado no Serrano Centro de Convenções, também em Gramado, dias 14 e 15. Na programação estão temas relacionados a posicionamento e reposicionamento do mercado, turismo de negócios e cultural, fortalecimento de roteiros integrados, modernidade e história em relação à atividade turística, entre outros.

Um dos principais eventos brasileiros de turismo, o festival deve receber 11.500 visitantes profissionais nacionais e internacionais, entre operadoras e agentes de viagens, companhias aéreas e de navegação, locadoras, hotéis, empresas prestadoras de serviços e órgãos oficiais de turismo do Brasil e do exterior, segundo a organização.