17h08min - 23 de Janeiro de 2012 Atualizado em 14h38min - 01 de Julho de 2013

Simulados de abandono mobilizam servidores da Cidade Administrativa

BELO HORIZONTE (23/01/12) - Nos próximos dias 25 e 27 de janeiro, os servidores da Cidade Administrativa (CA) Presidente Tancredo Neves farão simulados de abandono de andares dos edifícios Minas e Gerais, coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais e  pela Brigada de Incêndio do complexo.

Em cada andar trabalham em média 500 pessoas e o objetivo  dos simulados é capacitá-las para atuar em situações de risco, como incêndios. Os exercícios fazem parte do Plano de Emergência estabelecido pela corporação no início deste ano, em conjunto com a Intendência da CA, e cumpre as determinações previstas na Lei Estadual 14.130 de 19 de dezembro de 2001.

O esquema utilizado pelos bombeiros terá início às 15h do dia 25, quarta-feira, data da primeira simulação, e envolverá os servidores do terceiro andar do edifício Gerais. “Vamos assegurar que todos sejam informados com antecedência sobre a realização dos simulados. O importante é que os servidores conheçam as rotas de fuga e saibam como proceder em caso de emergência. Queremos que todos colaborem para que não programem compromissos importantes durante os exercícios”, explica o coordenador da Brigada de Incêndio, Tenente BM Felipe Augusto Maciel.

A brigada vai retirar todos os servidores dos andares pelas cinco escadas de emergência disponíveis e, ao mesmo tempo,  impedir o uso dos elevadores. “Estas escadas são pressurizadas e, no interior de cada uma delas, foram instalados ventiladores para impedir a entrada de fumaça, evitando o risco de asfixia. As portas são reforçadas e resistem às chamas por até 90 minutos”, diz ele. Alguns brigadistas serão designados para acompanhar a saída dos portadores de necessidades especiais, que trabalham neste andar.

Os membros da brigada serão divididos em dois grupos. Uma turma irá acompanhar a descida dos servidores pelas escadas e outra se certificará de que ninguém foi deixado para trás. Todos serão levados para uma área segura e  distante do prédio supostamente atingido. A previsão, segundo os bombeiros, é de que toda a ação leve aproximadamente 15 minutos. O segundo simulado de abandono na sexta-feira (27), às 10h30, capacitará brigadistas e servidores que trabalham no 12º andar do prédio Minas.

Treinamento

Os brigadistas terão um papel fundamental para o sucesso destes testes. Em 2011 eles receberam treinamento para combate a princípios de incêndio e atendimento de primeiros socorros. Em uma das atividades eles entraram em uma casa de fumaça, local adaptado para dar a ideia de uma residência em chamas. Atualmente, a Brigada é composta de 1.610 membros e é considerada uma das maiores do país. Em cada andar foi nomeado um membro da brigada para ser o líder de pavimento, que responde pelas ações de todos os outros brigadistas.

Segurança do complexo

A Cidade Administrativa possui 272.056,73m² de área construída, com população fixa superior a 16 mil servidores, e recebe em média outras quatro mil diariamente. No complexo há um posto avançado do Corpo de Bombeiros e diversos equipamentos distribuídos de maneira estratégica: são 1.850 extintores de incêndio portáteis; um sistema de hidrantes com 563 unidades;  reservatório de água com capacidade para 300 mil litros; alarmes de incêndio com sensores de fumaça e calor, distribuídos em vários pontos da edificação; 1.241 acionadores manuais de alarme; 6.848 luminárias com acionamento de emergência; 38.151 chuveiros hidráulicos denominados sprinkles; rotas de fuga nos edifícios Minas e Gerais  e 40 unidades de Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Segundo Kênnya Kreppel, Intendente da Cidade Administrativa, “o complexo conta com um moderno sistema de prevenção e combate a incêndio, que por si só é insuficiente para contornar situações de emergência, por isto há um plano de ações para situações de risco com vários atores envolvidos. Nosso desafio é levar ao conhecimento de todos as informações necessárias de como proceder e a quem recorrer nesses casos. Esperamos que, com os simulados isso se torne possível.”

Os simulados serão executados em todos os andares dos prédios Minas e Gerais, segundo o cronograma abaixo.

simuladosabandono