Minas por Região
Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

15h50min - 01 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 15h52min - 01 de Julho de 2013

Sine ultrapassa marca de dois milhões de trabalhadores atendidos em Minas Gerais

Governo de Minas tem como prioridades a geração de emprego e a qualificação profissional dos mineiros. A previsão para este ano é capacitar cerca de 30 mil trabalhadores com cursos gratuitos, sendo oferecidos aos alunos material, alimentação e transporte

As unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Minas Gerais realizaram 2.623.013 atendimentos aos trabalhadores mineiros ao longo de 2011. As 130 unidades do Sine-MG, que são coordenadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), inscreveram 563.620 trabalhadores, captaram 245.107 vagas em empresas parceiras, emitiram 133.365 carteiras de trabalho e requereram 606.344 benefícios do seguro-desemprego. Ainda neste período, foram encaminhados 699.301 trabalhadores, dos quais 84.533 foram inseridos no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, os números do Sine tendem a ser ainda melhores no ano de 2012. “Captamos as vagas, encaminhamos os trabalhadores, mas temos dificuldade em inseri-los. Hoje, somente nas unidades do Sine, temos mais de 20 mil vagas de emprego abertas. Mas faltam trabalhadores qualificados para ocupá-las. A geração de empregos e a qualificação profissional dos mineiros são prioridades no Governo de Minas”, destaca.

Ainda segundo o secretário, muitos cursos de qualificação abertos não tiveram suas vagas preenchidas por falta de candidatos interessados. “Temos muita dificuldade, por exemplo, de fechar turmas para qualificação na área da construção civil. E está difícil encontrar profissionais na área, embora muitas vezes os salários sejam mais altos que os de profissionais com curso superior. Precisamos imbuir essa ideia nos nossos trabalhadores”, conclui. O fomento à qualificação profissional, bem como a adoção de políticas públicas de acesso ao mercado de trabalho, está entre as metas estabelecidas pelo governador Antonio Anastasia.

Em 2011, a Sete qualificou 6.148 trabalhadores em diversas áreas, como auxiliar de contabilidade, almoxarife, auxiliar de cozinha, bombeiro hidráulico, carpinteiro, costureira, eletricista de manutenção industrial, garçom, marceneiro, motorista operador de caixa, operador de telemarketing, pedreiro, pintor, salgadeiro, recepcionista e vendedor. Em 2012, a previsão é qualificar cerca de 30 mil trabalhadores. Os cursos oferecidos são gratuitos e os alunos recebem ainda material, alimentação e transporte, se necessário. As inscrições são feitas nas unidades de atendimento do Sine.

Novas unidades

A implantação de 29 novas unidades do Sine, coordenadas pela Sete, já foi aprovada pelo Conselho Estadual de Trabalho e Emprego (Ceter) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  No último dia 27 de janeiro, foi inaugurada a unidade de São Francisco, no Norte de Minas. No próximo dia 3 de fevereiro, será a vez de Machado, no Sul de Minas, a ganhar um espaço dedicado ao trabalhador.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato