Economia / Desenvolvimento

18h57min - 25 de Novembro de 2008 Atualizado em 20h55min - 23 de Junho de 2013

Sine Vetor Norte encaminha formandos do Usina do Trabalho

BELO HORIZONTE (25/11/08) - Após realizar o exame de audiometria, Adinilson Evangelista, 52 anos, estava emocionado. Pela primeira vez, ele teve a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho formal. Na última segunda-feira (24), ele e mais 44 pessoas foram ao Sine Vetor Norte para a realização de exames médicos admissionais. Formados pelo projeto Usina do Trabalho, do Governo de Minas, eles vão executar uma obra que será realizada no Aeroporto de Confins.

"Não pude terminar meus estudos e nunca tive a oportunidade de fazer um curso de especialização, pela falta de escolaridade. Sempre vivi de trabalhos informais. Esta é a primeira vez que terei minha carteira assinada" comemora Adinilson, que foi contratado como pedreiro de alvenaria.

Juliana Fernandes também foi uma das contratadas como pedreira de acabamento. "Muita gente da minha família achava que seria um erro fazer um curso na área da construção civil. Hoje estou empregada e tenho expectativas grandes em relação à nova profissão".

A economia de tempo e até mesmo de dinheiro despertaram o interesse da Asa Incorporadora (empresa contratante) a realizar os exames no próprio Sine, conforme explica coordenador de Recursos Humanos da empresa, Geraldo Vitor da Silva.

"Estamos com uma grande demanda e precisávamos de profissionais qualificados. Quando soubemos que haviam várias pessoas qualificadas pelo programa Usina do Trabalho, não hesitamos em procurar o Sine e formar a parceria. A realização dos exames no Posto do Sine Vetor Norte facilita a locomoção dos futuros trabalhadores e também diminui custos para a empresa".

Jane Coutinho, coordenadora do Sine, comemora as contratações. "Nosso compromisso é com a inserção no mercado de trabalho dessas pessoas. Fico muito feliz em ver que vários deles já estão com a carteira de trabalho assinada e logo começarão a trabalhar".

Usina do Trabalho

Criado este ano, o Projeto Usina do Trabalho tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e inserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho. O aporte do Governo de Minas para este ano é de R$ 10 milhões e só no primeiro semestre foram disponibilizadas aproximadamente três mil vagas para qualificação profissional. A meta é qualificar 10 mil pessoas em 2008.

Orçamento Familiar

As pessoas que aguardavam para realizar exames também puderam contar com outro serviço de grande utilidade. O advogado Alexandre Werneck, do Procon, proferiu palestra sobre Orçamento Familiar. Alexandre falou sobre como economizar na conta de luz, água e também como controlar outros gastos para que o salário dure até o final do mês.

No Sine Vetor Norte, as palestras acontecem na primeira segunda-feira e no posto da Praça Sete, na 2ª segunda de cada mês.