Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

14h36min - 05 de Outubro de 2007 Atualizado em 10h17min - 30 de Junho de 2013

Sines oferecem tecnologia e comodidade a trabalhadores

Trabalhadores de BH e do interior podem contar com diversos serviços que facilitam a vida de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Os postos do Sine do Barro Preto, Floresta e Barreiro estão informatizados e integrados a unidades da Gramde BH, o que agiliza a busca por vagas.

BELO HORIZONTE (05/10/07) – Trabalhadores de Belo Horizonte e do interior do Estado podem contar com diversos serviços que facilitam a vida de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), dos bairros Barro Preto, Floresta e Barreiro, são exemplos. Os Sines estão informatizados e integrados a unidades da Região Metropolitana, o que agiliza a busca por vagas.

O coordenador do Sine Barreiro, Railton Canazart de Freitas, afirma que além da agilidade dos serviços, a integração com os outros postos do sistema é uma das principais vantagens. “As pessoas que moram no Barreiro e querem se candidatar a uma vaga de emprego no centro de Belo Horizonte, por exemplo, não precisam ir ao Sine Praça 7. Aqui mesmo, em nosso posto, posso acessar todas as vagas dos postos da Região Metropolitana que, agora, estão em um banco de dados único. O mesmo acontece em todos os outros postos”, explica.

O Sine Barreiro realiza, além da intermediação da mão-de-obra, os outros serviços geralmente oferecidos ao trabalhador, como palestras de orientação para o mercado de trabalho, cursos de capacitação, inscrições nas provas dos exames supletivos e viabilização do seguro-desemprego. De janeiro a setembro deste ano, o Sine Barreiro captou 240 vagas e para elas encaminhou 481 pessoas. Os encaminhamentos resultaram em 112 contratações.

Pela rede

O trabalhador que procurar o Sine Barro Preto não precisa nem sair de casa. Ele pode verificar a existência de vagas via internet e, caso se interessar, comparece ao posto. Além disso, ele pode marcar hora para solicitar o seguro-desemprego. A marcação de hora para dar entrada no pedido do seguro-desemprego foi implantada para eliminar as filas e trazer mais conforto ao usuário. “É só ligar para o telefone (31) 3299.9231, número colocado especificamente para este serviço e que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas”, explica o coordenador do posto, Antônio Pena Filho.

O atendimento pela internet é possível por meio do site www.cstmg.com.br. O candidato deve se cadastrar e, para isso, é preciso informar o CPF. Em seguida, o usuário tem acesso a uma página onde ele preencherá seus dados curriculares, como endereço, telefones de contato, formação escolar, cursos de idiomas, entre outros detalhes. Feito o cadastramento, o interessado está apto a concorrer às vagas disponíveis, que podem ser visualizadas no site. “Caso se interessem por alguma delas, é só clicar no ícone de candidatura e receber uma senha. Então, o candidato é convidado a participar do primeiro módulo do curso de Competências Básicas para o Trabalho, que é gratuito e faz a preparação do candidato para a entrevista de emprego”, informa Antônio Pena Filho.

De janeiro a setembro deste ano, o Sine Barro Preto captou 3.413 vagas e para elas encaminhou 13.278 pessoas. Destes 13.278 encaminhados, 1.336 foram contratados. Em relação ao seguro-desemprego, 6.357 requisições foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego em 2007 até o momento. O Sine Barro Preto atendeu este ano, até agora, 54.675 pessoas, sendo que 11.061 foram ao Sine pela primeira vez e 3.094 foram convocadas pelo telefone para passar pelo processo de seleção a uma vaga.

Comodidade para empresas

O diferencial do Sine Floresta é a comodidade oferecida às empresas cadastradas. Aquelas que não têm estrutura para seleção e contratação de pessoal podem contar com esses serviços gratuitos oferecidos pelo posto.

Segundo a gerente do Sine Floresta, Mônica Duarte Mattos, todas as etapas do processo de seleção podem ser feitas no próprio Sine. “Se a empresa desejar, ela pode enviar seus representantes para acompanharem o procedimento. Para o trabalhador, também há vantagem, mesmo para aquele não escolhido na fase final, pois seu nome entra para um banco de dados dos avaliados em processos seletivos. Seu perfil fica reconhecido entre os demais, e ele recebe convocações para outras seleções em que poderá ser bem avaliado”, explica Mônica.

De janeiro a setembro deste ano, o Sine Floresta captou 2.187 vagas e para elas encaminhou 8.763 pessoas, resultando em 914 contratações. Em relação ao seguro-desemprego, 4.227 requisições foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego em 2007 até o momento. O Sine Floresta atendeu este ano, até agora, 43.448 pessoas. O Sine Floresta fica na Avenida Flávio dos Santos, 325, no Bairro Floresta.

Sines no interior

Os 93 Sines de todo o Estado também oferecem, além da intermediação da mão-de-obra, serviços como palestras de orientação para o mercado de trabalho, cursos de capacitação, inscrições nas provas dos exames supletivos e viabilização do seguro-desemprego.

De 22 a 26 de outubro toda a rede de postos do Sine no Estado irá realizar a ‘Semana das Profissões’. O objetivo é oferecer à população uma série de atividades que contribuam para o sucesso na busca por um emprego, por meio de informações, palestras, workshops e oficinas, tudo gratuito. Cada posto do Sine terá uma programação que atenda às necessidades dos trabalhadores de sua região, abordando as profissões mais solicitadas atualmente pelo mercado e o que é preciso fazer e como se preparar para se candidatar a uma vaga.

As atividades beneficiarão quem está na busca do primeiro emprego e não sabe o que escolher, mas também serão úteis para quem já está empregado e quer mudar de ramo. Para os que estão desempregados, a Semana das Profissões poderá tornar mais produtiva a busca por um emprego, pois mostrará que tipo de profissionais têm sido mais solicitados no mercado e o que é preciso fazer para estar bem preparado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato