19h23min - 05 de Julho de 2007 Atualizado em 20h45min - 30 de Junho de 2013

Sisema inaugura Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada

MONTES CLAROS (05/07/07) – Facilitar o acesso do cidadão e empresas aos serviços ambientais disponíveis na região Norte de Minas é o objetivo da criação do Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada (CRGAI) José Gonçalves Ulhôa, inaugurado nesta quinta-feira (5), em Montes Claros, no Norte de Minas.

Na solenidade de inauguração, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, enfatizou a interdependência entre o homem e a natureza, para, em seguida, ligar essa relação com a criação do CRGAI: “O sistema estadual de meio ambiente inspirou-se na arquitetura da natureza para organizar a administração do Estado”, afirmou.

Segundo José Carlos Carvalho, o centro vai permitir que todos os órgãos municipais e estaduais ligados ao meio ambiente funcionem no mesmo espaço. “O CRGAI não se resume, apenas, às obras entregues hoje, mas irradia novos conceitos, idéias, políticas e ações, em um novo modelo de desenvolvimento, que pressupõe, necessariamente, a proteção do meio ambiente e a inclusão social”, ressaltou.

O Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada foi idealizado no momento da criação das unidades descentralizadas, as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams).

Até final de julho de 2007 está prevista a inauguração de mais um centro, no município de Ubá, na Zona da Mata. “A idéia é implantar esse sistema em todas as regiões do Estado”, finalizou o secretário.

O centro

O Centro de Referência em Gestão Ambiental Integrada do Norte de Minas vai abrigar a Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram), o Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), as futuras instalações do núcleo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e a organização não governamental Pró Pequi.

O nome do centro – José Gonçalves Ulhôa - é homenagem póstuma ao escritor, produtor rural e ambientalista montesclarense, responsável pela criação da Associação Protetora do Pequi.

O CRGAI-NM foi construído pelo sistema estadual de meio ambiente (Sisema), em parceria com a prefeitura de Montes Claros. A proximidade física dos órgãos ambientais tem o objetivo de oferecer à população mais agilidade nos processos relacionados ao meio ambiente e maior suporte em suas ações e programas, facilitando o acesso aos serviços públicos.