Segurança / Defesa Social

16h10min - 22 de Janeiro de 2013 Atualizado em 18h53min - 30 de Junho de 2013

Sistema de Defesa Civil dá apoio a Montes Claros em ação emergencial

Equipe ficará na cidade do Norte de Minas até que a situação se normalize; já foram disponibilizados kits de higiene e limpeza, cestas básicas e colchões

O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), coronel PM Luis Carlos Dias Martins, esteve na cidade de Montes Claros, nesta segunda-feira (21), acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (Sedvan), com o objetivo de apoiar o município após as fortes chuvas que provocaram vários pontos de alagamento em 15 bairros no último fim de semana.

Até esta terça-feira (22), em todo o Estado, foram registradas 22 mortes em decorrências das chuvas. Quatorze cidades decretaram situação de emergência e outras 30 informaram algum tipo de evento adverso. Nove pessoas ficaram feridas e os desabrigados chegam a 176, desalojados, 1.287.

“O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, determinou que a Cedec apoiasse a cidade com toda estrutura necessária, tanto com o envio de equipes técnicas quanto de ajuda humanitária, orientação que vale para qualquer uma das 853 cidades de Minas Gerais. Neste momento de resposta, nossas equipes vão permanecer até que Montes Claros volte à normalidade”, afirmou o coronel Martins.

O secretário de Estado Gil Pereira destacou que a cidade precisa de um plano de obras de prevenção. “Montes Claros normalmente não é afetada por fortes chuvas. Entretanto, atualmente, sofre com seca, chuva e até terremoto. Vamos aguardar a resposta imediata da Defesa Civil Estadual e, depois, discutir com a prefeitura, avaliando os danos e estudando projetos locais para obras estruturais, não somente de recuperação como também de prevenção. Assim poderemos evitar essas situações”, alertou o secretário.

Ação integrada

Durante a reunião na Prefeitura de Montes Claros, o coronel Martins informou que já foram disponibilizados kits de higiene e limpeza, cestas básicas, colchões e cobertores. Além disso, serão disponibilizadas mais cestas básicas para distribuição de acordo com a necessidade da população.

“Tivemos ação rápida e integrada de várias instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, além da Sedvan e de outras secretarias ligadas ao Sistema de Defesa Civil”, ressaltou o coronel Martins.

Capacitação o ano todo

Após apresentar o Plano Emergencial Pluviométrico (PEP), no fim do mês de outubro, a Defesa Civil do Estado intensificou, ainda mais, suas ações de prevenção para o período chuvoso.

Segundo o coronel Martins, a Defesa Civil, mesmo em momentos de resposta, precisa se preocupar com a prevenção. “Capacitamos os futuros coordenadores Municipais de Defesa Civil e, principalmente, conscientizamos a população para não enfrentar a força da natureza”, destaca.

A Escola de Defesa Civil capacitou, apenas em dezembro, mais de 300 novos técnicos, além de ter atualizado os experientes profissionais e voluntários na área. Desde 2004, mais de 8 mil técnicos foram capacitados.

Outro dado importante refere-se aos 14 depósitos avançados. “Antigamente, a ajuda humanitária seguia da capital até os municípios afetados. Agora, a ajuda chega mais rapidamente. Uma forma importante de atenuar o impacto sobre a população. Além disso, já temos em estoque mais produtos do que distribuímos durante todo o período chuvoso do ano passado”, disse o chefe do Gabinete Militar.

Balanço atual do Estado

Até esta terça-feira (22), foram destruídas nove casas e outras 188 foram danificadas em Minas Gerais. Além disso, obras estruturais somam 163 com algum tipo de avaria e 36, destruídas.

Todos os municípios que decretaram situação de emergência e solicitaram ajuda humanitária receberam apoio da Cedec-MG por meio de cestas básicas, colchões, cobertores, telhas, kits de produtos de higiene pessoal e kits de limpeza.

Em todo o Estado, o maior número de ocorrências graves provocadas por chuvas intensas – especialmente nas regiões montanhosas, nos pontos cortados por rios que apresentam risco de transbordamento e nos locais densamente povoados com ocupação irregular do solo – acontece entre outubro e abril.

No último período chuvoso 2011/2012, para minimizar as consequências dos desastres no Estado, o Governo de Minas, por meio da Cedec/MG, distribuiu 172 toneladas de alimentos, 80.800 mil metros quadrados de lona plástica, 12.770 mil telhas, 10.696 mil colchões e 8.666 mil cobertores, além de 6.030 kits de higiene e 104 kits de medicamentos.

A Cedec/MG enviou, ainda, 182 equipes de profissionais para 40 dos 273 municípios atingidos por intempéries mais fortes, a fim de apoiar os executivos locais nas ações de resposta e na confecção dos documentos necessários à busca de recursos junto ao Governo Federal.

“É preciso que a população também faça a sua parte. Não sair de casa, salvo se as pessoas estiverem em área de risco, durante uma tempestade. Por que pegar seu carro e enfrentar um a enxurrada? As pessoas também precisam ter medo da chuva”, advertiu o coronel Martins.