Segurança / Defesa Social

15h44min - 28 de Agosto de 2014 Atualizado em 15h50min

Sistema de Olho Vivo entra em operação na cidade de Araguari

Dezesseis câmeras dispostas em locais estratégicos do município serão monitoradas pela equipe instalada no 53º Batalhão da Polícia Militar

O Sistema de Videomonitoramento (Olho Vivo) de Segurança Pública de Araguari, no Triângulo Mineiro, foi posto em operação efetiva nesta quinta-feira (28/08). Foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão. As câmeras foram instaladas em áreas definidas pela Polícia Militar, e a central de monitoramento foi implantada no 53º Batalhão da Polícia Militar.

O serviço funciona durante as 24 horas do dia e conta com dez servidores e oito policiais militares. O sistema visa reforçar a segurança e o combate à criminalidade, aumentando a sensação de segurança e cobrindo as áreas de alta incidência de crimes contra o patrimônio. A entrada efetiva em operação do sistema Olho Vivo coincide com as comemorações pelo aniversário de 126 anos de fundação de Araguari, celebrado nesta quinta-feira.

O secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, que representou o governador Alberto Pinto Coelho, enfatizou a parceria junto ao município, esforço conjunto que proporciona efetivamente o desenvolvimento social. “O videomonitoramento facilita não só a repressão e atenção aos locais vigiados, mas, também, a apuração e identificação da autoria dos crimes. Não temos dúvidas de que essa é uma ferramenta muito importante”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Araguari, Raul Belém, o município recebe com muita alegria o sistema Olho Vivo, que estava operando em caráter experimental há cerca de 15 dias. “Desde que começou a funcionar, já houve inibição de crimes, por meio da ação rápida da Polícia Militar e da equipe de videomonitoramento. Sem dúvida, é uma experiência que deu e dá certo em todos os lugares”, afirmou.