Minas por Região
Ciência e Tecnologia

18h35min - 20 de Julho de 2011 Atualizado em 11h42min - 01 de Julho de 2013

Sistema de reserva de vagas na Unimontes garante ensino superior e inclusão social

MONTES CLAROS (20/07/11) - O resultado final do 2º Processo Seletivo 2011 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), divulgado nos dias 13 e 18 deste mês, demonstrou que, independente da classe social, condição de vida ou da falta de recursos financeiros para a preparação, todas as pessoas estão aptas a superar os obstáculos e ter acesso ao ensino superior público e de qualidade oferecido pela instituição.

Haja vista o desempenho alcançado pelos candidatos inscritos no sistema de reserva de vagas, adotado pela instituição desde 2004, em atendimento à Lei Estadual 15.259. Em seis anos e meio desde a aplicação do sistema, 4.752 pessoas ingressaram na Unimontes como reservistas, sendo 2.552 pela categoria de egressos de escola pública, 2.074 afrodescendentes e 126 portadores de deficiência ou indígenas. Neste processo, com 28 cursos, 300 reservistas foram aprovados, sendo dois em primeiro lugar, três em segundo e três em terceiro.

Primeiro lugar geral

O primeiro lugar geral no 2º Processo Seletivo 2011 foi conquistado por Thalles Danylo Souza Colares, da categoria de egresso de escolas públicas - comprovadamente carentes. Ele obteve 215,650 pontos, 93,7% do total. Um dos quatro filhos da técnica em enfermagem, Waldirene de Oliveira Souza, Thalles reside no bairro São Geraldo e sempre foi aluno da rede pública. Estudou na Escola Estadual Dulce Sarmento até o segundo ano do ensino médio e concluiu o terceiro ano na Escola Estadual Antonio Canela.

Nos últimos seis meses, também freqüentou um cursinho pré-vestibular em Montes Claros, depois de ganhar bolsa integral de um colégio da cidade. Já havia sido aprovado em Odontologia, também na Unimontes, mas a preferência era mesmo pela Medicina. A rotina de livros, cadernos e aulas começava às 7h e terminava às 23h30. “É preciso que a pessoa foque seu objetivo e tenha determinação para alcançá-lo, derrubando qualquer barreira”, declarou o futuro médico, que tem 21 anos.

Sonho realizado

Thalles terá como colega de sala, Ellen Débora Souza Vieira, de 19 anos, aprovada na categoria de portador de deficiência (baixa visão), que há um ano e meio tentava ingressar na Unimontes. “Nunca cheguei nem perto da lista de espera, mas agora me preparei melhor”, disse, sem esconder a emoção pela conquista.

Caçula entre três irmãos, ela será a primeira pessoa da família a entrar numa universidade. Antes mesmo do primeiro dia de aula, já escolheu em quais áreas pretende se especializar: cardiologia e neurologia. O pai está afastado temporariamente dos serviços por causa de um problema na coluna. O irmão Wesley é quem ajuda a manter a casa.

Nessa terça-feira (19), Ellen foi uma das primeiras pessoas a efetuar a matrícula. A visita ao campus-sede, agora na condição de acadêmica, segundo ela “foi como realizar um sonho”. De fato, a luta na preparação para o processo seletivo de meio de ano custou praticamente todo o tempo que teria para o lazer. Uma média de 14 horas diárias de estudo.

Ellen adquiriu o problema da baixa visão ainda antes de nascer. “Durante a gestação, minha mãe teve toxoplasmose e isso afetou a minha visão. Com oito meses de idade já usava óculos”, explicou a jovem, que também apresenta um quadro de miopia. Entretanto, a deficiência visual nunca foi motivo para se distanciar dos estudos. Todo seu material didático tem as fontes ampliadas.

Residente no bairro Eldorado, região Noroeste de Montes Claros, a caloura cursou o ensino médio e fundamental na Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar, no mesmo bairro. Ao final da terceira série, por indicação de um professor, foi beneficiada com uma bolsa integral em um cursinho da cidade.

“Meu orgulho”

Melhor classificada entre todos os candidatos da categoria de afrodescendentes (carente), Amanna Luiza de Brito Nunes, de 18 anos e ex-aluna da Escola Estadual Hamilton Lopes, foi aprovada para o curso de Direito diurno. Estudando por conta própria, pela manhã e à tarde, em casa ou na biblioteca do Centro Cultural de Montes Claros, ela obteve 210 pontos em 230 possíveis (91,3%). Recorreu somente aos livros e às provas dos processos seletivos mais antigos da Unimontes para se preparar melhor.

Amanna, que reside na Vila João Gordo, região central de Montes Claros, integra uma família de quatro irmãos. Ela teve a oportunidade de ingressar na Unimontes pelo Processo de Avaliação Seriada (Paes), através do qual foi aprovada para o curso de Letras/Português, mas o objetivo era mesmo o curso de Direito.

A futura advogada e uma de suas irmãs, um ano mais velha e que cursa Engenharia Florestal na UFMG, serão as primeiras em três gerações da família a concluir um curso superior. “Todo mundo fala que a Unimontes é o orgulho da cidade; agora será o meu orgulho”, finalizou.

Inscrita na categoria de afrodescendentes, Zenóbia Cardoso dos Santos obteve o primeiro lugar entre os candidatos ao curso de Tecnologia em Agronegócio, que a Unimontes oferece no campus de Paracatu (Noroeste do Estado).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato