Segurança / Defesa Social

16h54min - 08 de Março de 2013 Atualizado em 02h58min - 01 de Julho de 2013

Sistema Prisional realiza atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Os principais objetivos das atividades são estimular a autoestima, promover a saúde e contribuir para uma reflexão sobre as histórias de vida das detentas

Mulheres privadas de liberdade, que cumprem pena ou aguardam julgamento em unidades prisionais da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), participaram de palestras, debates, shows e até práticas esportivas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, dia 8 de março. Os principais objetivos das atividades foram estimular a autoestima, promover a saúde e contribuir para uma reflexão sobre as histórias de vida das detentas.

No Complexo Penitenciário Estevão Pinto, situado em Belo Horizonte, aproximadamente 300 presas assistiram, nos dias 7 e 8, a shows de música religiosa oferecidos por igrejas que realizam trabalhos de evangelização na unidade, e participaram das atividades promovidas pela escola de ensino médio e fundamental da unidade, como serviços de maquiagem, penteado, desfile de roupas e jogral poético. Essa é a unidade feminina com a maior lotação do Estado. Para a diretora de atendimento, Ana Cristina Cesário, “este é um momento de descontração e alegria, de grande importância para ajudá-las a manter os vínculos com a sociedade e que agrega valores ao estudo e trabalho”.

A Penitenciária de Três Corações, no Sul de Minas, onde há cerca de 80 detentas, realizou exames preventivos e palestras sobre o câncer de colo de útero. O núcleo de psicologia, por meio do projeto Voltando a Caminhar, propiciou momentos de reflexão e socialização, com debates sobre o papel da mulher na sociedade, seu futuro e desafios.

Na Zona da Mata, no Presídio de Caratinga, as homenagens às mulheres foram feitas com a realização de jogos de vôlei e peteca.

No Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 48 mulheres presas, entre grávidas e mães, participaram de um culto evangélico, no qual foram presenteadas com um livro sobre as virtudes das mulheres e um kit de beleza. A unidade foi inaugurada em janeiro de 2009 para receber detentas grávidas de todo o Estado. Lá, elas permanecem até o filho completar um ano de idade. As detentas recebem todo o acompanhamento médico necessário, assim como as crianças. No local, os bebês dormem em berços ao lado das mães, são amamentados e dispõem de espaço para brincar.

O Presídio Antônio Dutra Ladeira, situado em Ribeirão das Neves, ba RMBH, prestou homenagem a todas as servidoras da unidade com palestras, dinâmica motivacional, mini salão de beleza e aula de yoga.

“As mulheres privadas de liberdade são abandonadas pela família, por amigos e sofrem muito mais do que os homens. Elas precisam de dias especiais como este para não se sentirem perdidas.” Esta é a avaliação da diretora de ressocialização do Presídio José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, Adriana Cardoso de Oliveira, depois de falar sobre a alegria estampada nos rostos das detentas durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher. Nesta semana, as 109 mulheres ganharam um dia inteiro dedicado à beleza, no qual estiveram presentes, de forma voluntária, 24 profissionais de salões de beleza da cidade e da região de Venda Nova, em Belo Horizonte.