15h31min - 29 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h52min

Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre inaugura nova sede

Além da localização privilegiada, no centro da cidade, o local oferece acessibilidade aos usuários, funcionários e gestores

Foi inaugurada nesta segunda-feira (29/12) a nova sede da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS). No local, um prédio com mais de 4 mil metros quadrados, além da parte administrativa, vai funcionar, também, a Farmácia de Dispensação de Medicamentos Excepcionais, o Laboratório Macrorregional e a Rede Frio. No local há um auditório com capacidade para 150 pessoas, espaço que será utilizado para ações de capacitação, oficinas, treinamentos e reuniões. O local dispõe de estacionamento destinado à frota de veículos oficiais. Além da localização privilegiada, no centro da cidade, a nova sede oferece acessibilidade aos usuários, funcionários, gestores, principalmente àqueles com necessidades especiais.

Antes da mudança para a nova sede os serviços estavam distribuídos em quatro prédios, o que dificultava o acesso de gestores e dos usuários do SUS. A SRS Pouso Alegre é uma das 28 unidades regionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e é responsável pela gestão de 53 dos 153 municípios da Macrorregião Sul, que reúnem uma população estimada em mais de 2.7 milh?es de pessoas.

Para o secretário de Estado de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, a nova sede traduz o respeito pelos usuários e gestores que buscam os serviços dessa unidade regional. Na inauguração, Prado fez um rápido balanço de obras que estão em fase final de construção e que deverão ser entregues em 2015. Como exemplo citou os hospitais regionais, cerca de 500 farmácias de Minas, além de mais de 300 Unidades Básicas de Saúde Padrão Minas. "Há um expressivo conjunto de obras do Governo de Minas em andamento. Muitas serão entregues à população no ano que vem. Das 350 UBS Padrão Minas com obras em andamento, 120 serão entregues em 2015. Outras cinco - Piumhi, Uberlândia, Iturama, Itatiaiuçu e Alpinópolis – já foram inauguradas nesse ano”.

Quanto ao Farmácia de Minas, no 832 municípios contemplados, serão instaladas 991 unidades. Desse total, 522 já foram inauguradas. O restante, 438 unidades, serão inauguradas em 2015", detalhou o secretário, que se referiu, ainda aos hospitais regionais.  O secretário alertou que dos 15 planejados, três - Uberlândia, Pirapora e Ibirité -  já se encontram em funcionamento. Em 2015 serão entregues outros oito. São eles: Uberaba, Divinópolis, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni.

Há outros quatro hospitais regionais: o Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete está praticamente concluído (80%), mas depende de acertos com a Prefeitura Municipal, que está redefinindo questões técnicas e assistenciais.  O Hospital Regional de Além Paraíba iniciou as obras no segundo semestre de 2014; os Hospitais de Novo Cruzeiro e Nanuque estão em fase de projeto e o Hospital Regional de Montes Claros encontra em fase de licitação. "Os hospitais regionais foram concebidos com o intuito de desafogar os grandes centros e suprir os vazios assistenciais existentes em Minas, bem como o déficit de leitos hospitalares estratégicos, como ortopedia, UTI neonatal e UTI adulto", explicou.

O secretário lembrou, ainda, que Minas lidera o ranking de melhor saúde do Sudeste, lembrando que muitas experiências implantadas pelo Governo estadual nos últimos doze anos são modelos para o país, destacando o Pro-Hosp e a Rede de Urgência e Emergência. Em Minas Gerais essa rede está implantada, inclusive com o SAMU Regional em pleno funcionamento, em quatro macrorregiões: Nordeste/Jequitinhonha, Centro Sul, Norte e Sudeste.