Economia / Desenvolvimento

14h39min - 04 de Abril de 2008 Atualizado em 20h30min - 24 de Junho de 2013

Takraf investe R$ 110 milhões para atender demanda da mineração

A Takraf do Brasil Soluções Tecnológicas, empresa que opera no fornecimento de equipamentos e serviços para o setor de mineração, vai investir R$ 110 milhões em Minas Gerais para expandir seus negócios no país. A filial brasileira da empresa alemã está instalada em Belo Horizonte.

BELO HORIZONTE (04/04/08) – A Takraf do Brasil Soluções Tecnológicas, empresa que opera no fornecimento de equipamentos e serviços para o setor de mineração, vai investir R$ 110 milhões para expandir seus negócios no país. A filial brasileira da empresa alemã está instalada em Belo Horizonte. Representantes da Takraf e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, assinaram protocolo de intenções que trata do projeto. A Takraf, com sede em Leipzig, é uma das líderes mundiais na produção e instalação de equipamentos para mineração a céu aberto e transbordo de material a granel.

“Estamos começando pequenos, mas acredito que vamos crescer rapidamente nos próximos três a cinco anos, dando bastante enfoque na prestação de serviços, tanto para grandes empresas quanto para as menores”, afirmou o presidente da empresa no Brasil, Klaus Rozanski.

Entre os equipamentos que a Takraf fornece estão os usados para manuseio e transporte de minério. “Como não temos fábrica no Brasil, usamos fornecedores locais para produzir equipamentos. Vamos dar preferência a parceiros de Minas Gerais”, adiantou Rozanski. A estimativa da empresa é que 90% dos fornecedores a serem contratados sejam mineiros. O projeto de expansão começou no final do ano passado e deve gerar 20 novos empregos diretos e 600 indiretos.

“A empresa aproveita um momento bastante favorável para ampliar os negócios no Brasil. As empresas-âncoras do setor extrativo mineral estão com grandes investimentos em andamento, o que sempre garante boas oportunidades para os fornecedores de equipamentos e serviços”, disse o secretário Marcio de Lacerda.

Os investimentos em mineração contabilizados pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) para o período 2003 e 2010 somam cerca de R$ 22,7 bilhões. A estimativa é que os projetos juntos criem 23,9 mil postos de trabalho. Já o segmento de não-metálicos, com predomínio da cadeia cimenteira, tem investimentos previstos de R$ 2,2 bilhões, com geração de quase 3,8 mil empregos. Juntos, estes dois setores são responsáveis por quase um quarto dos investimentos privados anunciados e de pouco menos de 10% dos empregos a serem criados em Minas.

“Temos a política de enxergar a cadeia como um todo. Quando grandes empresas anunciam investimentos, os fornecedores que fazem parte de determinada cadeia produtiva também investem para acompanhar a demanda, criando um ciclo positivo. Estamos constatando o acerto de apostar que investimento gera investimento”, concluiu o secretário Marcio de Lacerda.