Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

18h12min - 07 de Dezembro de 2007 Atualizado em 14h46min - 30 de Junho de 2013

Taquaril recebe Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador

BELO HORIZONTE (07/12/07) – Depois de atender 171 trabalhadores da comunidade Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte, a Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador vai prestar serviços aos moradores do bairro Taquaril, região Leste da capital. A unidade móvel ficará na comunidade de quarta-feira (12) a 19 deste mês. O local escolhido para a instalação do trailer foi a Praça Che Guevara (Rua Alair Pereira da Silva, 100). “A expectativa é de que a unidade móvel obtenha no Taquaril o mesmo sucesso que obteve no Morro das Pedras, levando aos trabalhadores da localidade vários serviços e informações”, avalia o subsecretário do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Eduardo Amabile.

Projeto piloto criado pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda, a unidade é um trailer equipado com computadores, que vai percorrer todo o Estado, oferecendo área de atendimento e profissionais capacitados em serviços para a população, como entrada no seguro desemprego, cadastramentos para vagas e ofertas de emprego, requisição de carteira de trabalho, palestras de competências básicas para o trabalho, além de informações sobre cursos de qualificação profissional.

Com a descentralização desses serviços, o Governo de Minas tem como objetivo aproximar o trabalhador das oportunidades de emprego, promover o desenvolvimento e a conquista da cidadania produtiva. A unidade vai se instalar em cidades menores, onde não existe escala para ter um posto permanente do Sine. Já em cidades maiores, como Belo Horizonte, o trailer ficará, temporariamente, em comunidades carentes ou distantes do centro.

Além de fazer a intermediação de mão-de-obra entre trabalhador e empregador, a iniciativa possibilita a diminuição no custo de deslocamento para quem busca emprego. Em muitos casos, o trabalhador não tem recursos para se deslocar até um posto fixo do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o que diminui as chances de recolocação no mercado. Por isso, a unidade tem como meta atender regiões carentes.

Balanço positivo

Durante os dias que permaneceu no Morro das Pedras, no mês de novembro, foram cadastrados 171 trabalhadores e encaminhados 35 até o momento. Além disso, 58 pessoas receberam informação e orientação profissional, por meio do programa de competências básicas para o trabalho (palestras, cursos, etc). “Esta é mais uma iniciativa no sentido de ampliar o acesso do cidadão mineiro às políticas públicas promovidas pelo Governo do Estado”, ressalta Amabile.

A Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador é uma iniciativa que tem grande custo-benefício. O investimento - 100% do Tesouro Estadual - é de R$ 11,8 mil e a previsão de atendimento para o ano que vem é de 30 mil a 40 mil trabalhadores. Por isso, a intenção é ampliar o serviço com mais unidades. “Já estamos em entendimento para a montagem de mais uma unidade já no inicio de 2008. Vamos levar os serviços para as cidades do interior que não têm demanda para a instalação de um posto fixo do Sine”, adianta a superintende de Política, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Carmem Rocha.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato