Minas por Região
Ciência e Tecnologia

16h10min - 20 de Abril de 2012 Atualizado em 15h42min - 01 de Julho de 2013

Teatro sobre o mundo de Monteiro Lobato encerra a XI Semana do Livro Infantil

Evento realizado na Unimontes teve início na segunda-feira (16) e homenageou Monteiro Lobato e Hans Christian Andersen

O universo de Monteiro Lobato tomou conta, na manhã desta sexta-feira (20), da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Marcando o encerramento da XI Semana do Livro Infantil, alunos do quinto ano da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso encenaram a peça “O tesouro da Emília”, alusiva à produção de Monteiro Lobato. Com o tema “Era uma vez... Contos, Fábulas e Lendas Populares”, a Semana do Livro Infantil teve início na segunda-feira (16), com exibição de vídeos, teatro, exposições de livros, distribuição de brindes e outras atividades voltadas para o incentivo à leitura do público infanto-juvenil.

“Os alunos mostraram a riqueza da literatura de Monteiro Lobato, que é um dos homenageados do evento”, afirma a diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia. Ela destaca que a iniciativa cumpriu o objetivo de difundir a leitura como um hábito saudável. O escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de fábulas como “Soldadinho de chumbo” e “O patinho feio” também foi homenageado.

Outro feito enaltecido pela diretora da Biblioteca Universitária foi o apoio das escolas dos ensinos infantil e fundamental de Montes Claros, que atenderam ao convite da universidade e levaram seus alunos às atividades. Durante a programação, a Biblioteca da Unimontes recebeu a visita de cerca de mil estudantes, que, além de teatro infantil, assistiram a filmes, acompanharam a exposição de livros e ainda participaram de oficinas de leitura e desenhos, e de narrativas de histórias infantis.

A peça “O tesouro da Emília”, encenada no hall da Biblioteca Central, mostra uma história cheia de aventura e suspense. Conta o que acontece no Sítio do Pica Pau Amarelo depois que a boneca Emília encontra um mapa do tesouro escondido no fundo de sua canastrinha.

Estímulo à criatividade

A representação teatral do texto de Monteiro Lobato teve um elenco formado por nove alunos da Escola Estadual Antônio Augusto Veloso: Cecília Santana (Emília), Mateus Eulálio (Pedrinho), Ester Soares (Tia Nastácia), Raíssa Carlos (Dona Benta), Izabella Luíza (Narizinho), Mateus Pereira (Pirata), Juan Pablo (Visconde de Sabugosa), Caio Siqueira (Monteiro Lobato) e Gustavo Macedo (diretor/apresentador).

Os alunos ensaiaram durante mais de três meses e também fizeram duas apresentações na própria escola. A encenação foi coordenada pela professora Elza Márcia Andrade. Ela destacou que o objetivo da montagem teatral foi estimular a criatividade dos pequenos leitores e valorizar o livro e a leitura. Além disso, “o teatro é uma forma de interação entre os alunos, a escola e a família”, lembrou.

Ainda na manhã desta sexta-feira, os alunos visitantes da Biblioteca Central da Unimontes assistiram às exibições dos curtas-metragens “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore” e “A menina que odiava livros”. As crianças também participaram de oficina de desenhos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato