Minas por Região
Saúde

16h20min - 03 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 08h38min - 01 de Julho de 2013

Teste que torna a transfusão de sangue mais segura é lançado na Fundação Hemominas

O teste objetiva diminuir o risco transfusional causado pelos vírus da Hepatite C e do HIV.

Nesta sexta-feira (3), foi lançado, na Fundação Hemominas, o Projeto NAT - Teste Ácido Nucleico - na hemorrede pública nacional. O NAT é utilizado para detecção de Ácido Nucleico para o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e HCV (Vírus da Hepatite C), e objetiva diminuir o risco transfusional causado por esses vírus. A Hemominas é a primeira rede brasileira a utilizar o NAT em 100% do sangue coletado.

Para o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, Minas tem o compromisso com a transferência de tecnologia no âmbito da saúde. “Hoje é mais uma etapa vitoriosa, um passo importante na nossa independência tecnológica. A Hemominas já realiza o teste em todo o seu sangue coletado. Esperamos que todo o país tenha a segurança transfusional que Minas Gerais conquistou”, afirmou.

Com a implantação do NAT, o período de janela imunológica – que é o tempo em que o vírus permanece indetectável no organismo pelos testes convencionais, mas existe a possibilidade de transmissão de doenças – é reduzido de 22 para dez dias, no caso do HIV, e de 35 para 12 dias, no caso do HCV. O NAT investiga a presença do material genético do vírus e não a de anticorpos contra o vírus.

A presidente da Hemominas, Júnia Mourão Cioffi, lembrou que a discussão na hemorrede nacional sobre o NAT está acontecendo desde o início da década passada. “A ideia ousada de se fazer uma metodologia nacional para a redução da janela imunológica para os vírus HIV e Hepatite C representa um avanço. A Hemominas foi escolhida para ser a primeira rede hemoterápica pela qualidade da sua equipe, padronização, organização e logística”, concluiu.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, anunciou que, até o final de abril, o NAT estará instalado em toda a hemorrede pública do país. “O lançamento do NAT é simbólico. A Constituição de 1988 estava correta em tratar o sangue como um patrimônio nacional”. Ainda segundo Helvécio Miranda, a Fundação Hemominas é referência e se destaca em particular pela sua excelência.

O teste

A farmacêutica bioquímica Milena Batista de Oliveira, responsável pelo laboratório NAT da Hemominas, informa que a triagem do NAT é realizada em todas as doações. Para cada doador é coletado um tubo adicional (5ml). Com a amostra, é feita a pesquisa do ácido nucleico (RNA) dos vírus HIV e HCV. “No Hemocentro de Belo Horizonte são coletadas cerca de 300 amostras/dia e em toda a Rede Hemominas cerca de mil amostras/dia. Diariamente, são realizadas duas rotinas, com processamento de 552 amostras por rotina. Todo o processo é automatizado”, explica.

Após o término e a análise da rotina, os resultados são interfaceados para todas as unidades da Rede Hemominas. No laboratório NAT são feitas as análises das curvas (gráficos) geradas para cada amostra e o resultado é liberado como ‘Detectável’ ou ‘Não Detectável’ para HIV e HCV. No processo são utilizados três equipamentos: Janus, um pipetador; o MDx, que faz a extração e purificação da amostra do ácido nucleico; e o ABI 7500, para a amplificação do ácido nucleico.

Milena ressalta, ainda, que “apesar da introdução dessa nova tecnologia de última geração, haverá sempre um risco residual na transfusão que, para o vírus HIV, é de cerca de uma bolsa para cada 1,9 milhão de bolsas transfundidas e, para o HCV, de uma bolsa para cada 1 milhão”.

Implantação

Os equipamentos e o material para a análise das amostras do teste NAT, fornecidos pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz/Bio-Manguinhos (Fiocruz/Bio-Manguinhos), estão instalados no laboratório NAT no Hemocentro de Belo Horizonte, onde está centralizada a triagem molecular de toda a Rede Hemominas.

O processo foi iniciado em maio de 2011, com a montagem e validação dos equipamentos. Em junho e dezembro, foi realizado pela Fiocruz/Bio-Manguinhos o treinamento da equipe. A partir de julho foi iniciada, de forma escalonada nas 20 unidades que fazem coleta de sangue da Rede Hemominas, a triagem dos doadores pelo NAT.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato