16h39min - 03 de Janeiro de 2012 Atualizado em 03h32min - 01 de Julho de 2013

Testes do Proeb já estão sendo corrigidos e resultados devem sair no mês de março

As provas do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) já estão sendo corrigidas. Aplicada para estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, a prova testa os conhecimentos em português e matemática. Foram aplicadas 1,9 milhão de provas e a previsão é que os resultados sejam divulgados em março.

BELO HORIZONTE (03/01/12) - As provas do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica (Proeb) já estão sendo corrigidas. Aplicada em novembro para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, a prova testa os conhecimentos dos alunos em português e matemática. Foram aplicadas aproximadamente 1,9 milhão de provas no Estado e a previsão é que os resultados sejam divulgados em março.

O resultado do Proeb permite avaliar todo o percurso educacional do aluno, já que é aplicado em momentos-chave da trajetória estudantil: ao fim dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, e no ano de conclusão do ensino médio. Após a aplicação das avaliações, as provas são lacradas pelas escolas e recolhidas pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Uma empresa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) faz o transporte dos malotes para o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), em Juiz de Fora. Chegando no Caed, é feita uma conferência para saber se todos os malotes foram entregues.

Após a conferência, é feita a digitalização dos testes dos alunos e os resultados são transformados em uma base de dados. Essa base é entregue ao departamento estatístico do Caed. É nessa etapa que os gráficos são gerados e que se define a proficiência média dos alunos e das escolas. O próximo passo fica por conta de uma equipe pedagógica do Caed que, juntamente com o departamento estatístico, faz a análise dos itens e define os padrões de desempenho dos alunos, analisando assim se os estudantes estão no nível baixo, intermediário ou recomendado.

A partir das análises, são elaborados os boletins de resultados e pedagógicos, que são enviados a todas as unidades escolares que participaram do Proeb.

Proeb 2011

Em 2011, as provas do Proeb foram aplicadas para 1,9 milhão de estudantes em todos os 853 municípios do Estado. Os testes são aplicados na própria escola, sendo que os professores trocam de turmas durante a aplicação. Há um caderno para português e outro para matemática, cada um com 39 questões. Cada prova é aplicada em um dia e os alunos têm duas horas e meia para completar o teste. O exame é aplicado também em alunos das redes municipais de ensino.

Os testes do Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica estão sob a coordenação da Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Educação.