Economia / Desenvolvimento | Governador

17h17min - 21 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 15h28min - 01 de Julho de 2013

ThyssenKrupp anuncia investimentos de R$ 100 milhões em Minas Gerais

Empresa do grupo alemão produzirá em Poços de Caldas conjunto integrado da tampa do cabeçote do motor com eixos comando de válvula

Em audiência com o governador Antonio Anastasia, no Palácio Tiradentes, o presidente da ThyssenKrupp do Brasil, Michael Höllermann, e o presidente da subsidiária Thyssenkrupp Presta Camshafts, Carlos Dias, anunciaram, nesta quinta-feira (21), a decisão da multinacional em investir cerca de R$ 100 milhões em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Segundo os executivos, a ThyssenKrupp Valvetrain será a primeira unidade no Brasil a produzir conjuntos integrados de tampa do cabeçote do motor com eixos comando de válvula. O início da produção está previsto para até 2015, com a geração de 170 empregos diretos.

“É uma empresa que vai trazer, portanto, um produto de alto valor agregado, que vai gerar empregos de alta qualificação, coincidindo exatamente com o nosso grande propósito que é gerar empregos de qualidade em Minas Gerais. Com grande esforço, o Governo de Minas conseguiu mais uma vitória ao atrair uma empresa do porte da ThyssenKrupp, sinônimo de eficiência e de boa qualidade”, afirmou Antonio Anastasia.

O Brasil é o principal mercado para a ThyssenKrupp na América Latina. Com mais de 19 mil funcionários no país, o grupo é um dos mais importantes fornecedores da indústria automobilística. Em Minas Gerais, possui unidades industriais em Ibirité e Santa Luzia, além de escritório de engenharia e centro de prestação de serviços em Belo Horizonte.

Escolha estratégica

Segundo Carlos Dias, será a primeira unidade da ThyssenKrupp Valvetrain, reconhecida mundialmente pelo seu know-how em pesquisa, desenvolvimento e produção neste segmento, no Brasil.

“A escolha de Poços de Caldas foi feita ao longo dos últimos seis meses. O fator principal foi a boa condição da educação e da infraestrutura, muito importantes para o nosso projeto. É um negócio que ainda não existe no Brasil. Então, Poços de Caldas reúne todas essas condições para receber pessoas e essa nova tecnologia” afirmou o executivo.

O presidente da ThyssenKrupp do Brasil, Michael Höllermann, destacou que Minas Gerais é um Estado estratégico para o grupo. Segundo ele, tem uma mão de obra qualificada e boa localização, pois está próxima de grandes polos do setor automotivo. “E sem falar na confiabilidade dos governos e dos atores públicos”, completou.