Copa do Mundo

18h26min - 16 de Novembro de 2011 Atualizado em 02h40min - 01 de Julho de 2013

Times dos cinco continentes disputam Future Champions em Belo Horizonte

BELO HORIZONTE (16/11/11) - Times de futebol dos cinco continentes têm encontro marcado, em Belo Horizonte, para a disputa do torneio internacional de futebol sub-17, o Future Champions, entre 12 e 18 de dezembro deste ano, promovido pela empresa britânica GSI, com patrocínio do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Das onze equipes anunciadas nesta quarta-feira (16), de um total de 12, quatro são brasileiras. Dois times são de Minas Gerais: o Atlético-MG, que está classificado porque é o atual campeão do torneio, e um segundo, ainda desconhecido, que será aquele melhor colocado no Campeonato Mineiro, cuja final será disputada em 19 de novembro. Os outros dois brasileiros são Flamengo e Corinthians.

De fora, estão confirmados Manchester United (Inglaterra), Juventus (Itália), Orlando Pirates (África do Sul), Vissel Kobe (Japão), Colo Colo (Chile), Boca Juniors (Argentina), Tijuana (México) e Nacional (Uruguai). Belo Horizonte já havia recebido o Future Champions em 2010, quando o Atlético-MG foi campeão. O anúncio foi feito na sede da PBH.

As partidas terão entradas gratuitas e acontecerão no Estádio Baleião, localizado no Aglomerado da Serra, na capital mineira, e no campus da UNI-BH. Todos os jogos serão transmitidas pelo canal SporTV, da TV a cabo. Os 12 clubes são divididos em quatro grupos. O sorteio dos grupos e das chaves de cruzamento acontece durante a Soccerex, feira internacional de futebol que será realizada no dia 29 de novembro, no Rio de Janeiro.

“Future Champions é um torneio socioesportivo, uma vez que proporciona a troca de experiências de pessoas de várias localidades do mundo e incentiva esses jovens a seguirem a carreira futebolística. É uma oportunidade para Belo Horizonte testar os preparativos para a Copa da Fifa das Confederações 2013 e Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, já que é a cidade-sede mais adiantada do país”, comentou Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo.

Para o prefeito Márcio Lacerda, Belo Horizonte estará no centro das atenções do futebol mundial com a realização do Future Champions. “Estamos cada vez mais avançados na internacionalização da cidade. Com isso, percebemos rápido desenvolvimento econômico e geração de emprego qualificado”, pontua Lacerda.

Para o diretor da GSI, Ray Whelan, o evento precisa contar com excelente infraestrutura para a recepção dos times. “Fatores como transporte aéreo e viário, capacitação do receptivo, hotelaria são muito importantes para a execução do Future Champions. Como o evento em Belo Horizonte, em 2010, foi um sucesso, decidimos retornar em 2011”, explica Whelan.

O projeto

O Projeto Future Champions começou durante os preparativos para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Destinado a jovens, o torneio tem foco no alto rendimento, desenvolvimento de habilidades e intercâmbio de competências. Além disso, tem objetivo de contribuir para o aumento do padrão do futebol nos países onde atua, fomentando o talento dos “futuros campeões”.

O Future Champions foi realizado pela primeira vez em 2009, em Gauteng, África do Sul. Em 2010 e 2011, o Future Champions aconteceu novamente em Gauteng e também em Belo Horizonte, cidade que vai receber o evento em 2012, 2013 e 2014.