Copa do Mundo

10h32min - 17 de Junho de 2014 Atualizado em 11h25min

Torcedores incentivam a seleção argelina e conhecem pontos turísticos da capital

Turistas acompanharam o treino da equipe africana nesta segunda-feira (16/06). Belgas também elogiam a cidade de Belo Horizonte

Um dia antes do jogo entre Bélgica e Argélia, que vai ser realizado nesta terça-feira (17/06), às 13h, no Mineirão, muitos torcedores argelinos marcaram presença nos arredores do estádio. Confiantes em um bom resultado diante dos belgas, os torcedores sonham com ao menos um empate, para ter condições de definir uma vaga nos jogos contra Rússia e Coreia do Sul.

Além de colorir o lado de fora do estádio, aos gritos de “1, 2, 3, Viva a Argélia”, os torcedores aproveitaram para conhecer um pouco da capital mineira, especialmente a região da Pampulha. “Pelo o que visitei, Belo Horizonte me pareceu uma cidade bem interessante. O destaque até agora foi o museu que conheci aqui perto”, disse Fouad Mereh, torcedor argelino, se referindo ao Museu de Arte da Pampulha.

Outra parte da cidade foi conferida pelo jornalista Zakara Boussadra, do jornal argelino Adjwa El Malaib. Como a seleção de seu país está hospedada no Ceaser Business, Zakara conheceu a região do bairro Belvedere, além, claro, dos arredores do estádio. “Estou há três dias na cidade e, além de achar a região onde a seleção argelina está muito bonita, considero que Belo Horizonte me transmitiu a sensação de ser uma cidade bem segura”, comentou.

Elogios à capital mineira também foram a tônica das observações dos jornalistas belgas que acompanham a preparação da seleção de seu país. “A cidade é bem grande e super agradável, com ótimas opções gastronômicas”, disse Bart Lagae, do jornal Her Nieuswsblad, que citou bares e restaurantes da região do bairro Anchieta. Uma outra característica da cidade que foi destacada por Bart foi a quantidade de áreas verdes. “Belo Horizonte parece ser um lugar muito agradável para viver”, completou.

Kristof Liberloo, do mesmo jornal, teve a oportunidade de conhecer Belo Horizonte antes da Copa do Mundo. Visitou a capital mineira em 2013 e conheceu o outro estádio da cidade, o Independência. “Uma ótima atmosfera a dos estádios da cidade. Acompanhei o jogo entre Atlético e Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, e achei muito interessante”, comentou. Kristof elogiou desta vez o Mineirão e os arredores. Para ele, o estádio está funcionando muito bem, de forma extremamente organizada.

Confiança dos dois lados

O técnico da seleção da Bélgica, Marc Wilmots, e o zagueiro e capitão do time, Kompany, participaram de uma concorrida entrevista coletiva no Mineirão. Candidata a ser uma das surpresas da Copa pela quantidade de bons jogadores que atuam em grandes clubes europeus, a Bélgica chega ao Mundial cercada de expectativas. “Tivemos uma excelente preparação e queremos fazer uma boa Copa. Apesar de todos nos rotularem como favoritos, não vamos nos sentir pressionados. É um verdadeiro prazer estar aqui para jogar uma Copa do Mundo”, comentou.

Para Kompany, capitão do Manchester City, toda a seleção está muito feliz por simplesmente participar de uma Copa do Mundo. “Estamos entusiasmados, confiantes e preparados. Estou orgulhoso por estar aqui e por ser o capitão. Os jogadores estão unidos e o fato de jogarmos juntos há algum tempo é muito importante”, disse. Kompany fez questão de ressaltar o apoio que receberam da torcida brasileira durante todo o tempo em que estão no país. “Tudo o que estamos vivendo já é inesquecível. E o apoio dos brasileiros é muito legal. Interessante confirmar o tanto que eles gostam de futebol”, completou.

O técnico da Argélia, o bósnio Vahid Halilodzic, espera que seu time consiga surpreender a Bélgica. “Nem sempre os favoritos ganham. Estamos em uma Copa do Mundo, portanto é preciso dar o máximo. Não é todo dia que se joga um Mundial. Podemos vencer e, para isso, temos que ter coragem e dedicação”, comentou.

Vahid ressaltou o fato de estar no país do futebol. E, por isso, pretende fazer o máximo para agradar os brasileiros. “Quero que a Argélia mostre o máximo de sua qualidade, vamos fazer de tudo para ganhar a simpatia do povo local. Estamos preparados e os jogadores estão animados”, disse.