Minas por Região
Segurança / Defesa Social | Governador

18h17min - 28 de Maio de 2013 Atualizado em 01h09min - 01 de Julho de 2013

Trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais ganha reforço com o ingresso de novos escrivães

Governador em exercício Alberto Pinto Coelho participou da formatura dos 126 servidores que se juntam a outros 293 empossados no final do ano passado

A população de Minas Gerais passa a contar com a prestação de serviços de mais 126 novos escrivães de Polícia Civil. A formatura dos servidores aconteceu nesta terça-feira (28), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e contou com a presença do governador em exercício Alberto Pinto Coelho, que destacou a importância dos novos escrivães no trabalho de segurança pública no Estado.

“Com grata satisfação represento nesta cerimônia o governador Antonio Anastasia, que se encontra em missão no exterior a serviço de Minas. Quero dar a boa nova, com a autorização do eminente governador para o imediato provimento de posse de todos os 126 novos escrivães. Portanto, nesta data, celebramos realmente o êxito pleno daquilo que os senhores acalentaram ao longo dos últimos tempos”, disse Alberto Pinto Coelho.

Os formandos são excedentes do concurso público realizado em 2011, que empossou, em novembro do ano passado, 293 escrivães. “Os senhores e as senhoras ingressam hoje na Polícia Civil como consequência de mais uma etapa do maior concurso da história da Polícia Civil, essa bicentenária corporação”, destacou o governador em exercício.

Os escrivães vão exercer trabalhos de formalização de atos e termos dos inquéritos policiais, de termos circunstanciados de ocorrências e demais procedimentos administrativos, observadas as técnicas pertinentes; guarda e conservação de livros, procedimentos, documentos e objetos apreendidos no âmbito da polícia judiciária; exercício das atividades decorrentes da gestão científica de dados, informações e conhecimentos pertinentes à atividade investigativa e ao cumprimento de prisões; entre outros.

O chefe da Polícia Civil, delegado-geral Cylton Brandão da Matta, deu boas vindas aos formandos e ressaltou o compromisso que os novos escrivães passam a ter no desempenho da função. “A nossa Polícia Civil possui uma história de 205 anos de lutas e sacrifícios e vamos necessitar dos senhores formandos, para, cada dia mais, instituir uma nova maneira de fazer segurança pública em Minas Gerais, com proatividade, senso ético, compromisso e amor à função”, disse.

Durante a solenidade, o governador em exercício Alberto Pinto Coelho entregou a medalha de primeiro colocado do curso de formação de escrivães ao formando Felipe Bastos Pereira e foi homenageado pela escrivã de Polícia mirim Pietra Camile Martins Santana, aluna da Escola Estadual Ordem e Progresso.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; e o diretor-geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Marco Antônio Monteiro de Castro.

Concurso

Dos 126 formandos, 79 são homens e 47 mulheres. Atualmente, a Polícia Civil conta com efetivo de 10.040 policiais, sendo 1.816 escrivães, incluindo a nova turma. Para a carreira de escrivão de polícia, este foi o primeiro processo seletivo realizado com exigência do nível superior de escolaridade.

Na primeira etapa do concurso, os inscritos foram avaliados por uma prova de língua portuguesa, conhecimentos específicos, direitos humanos, noções de direito, noções básicas de medicina legal, noções de informática, além de história e geografia. Após aprovação em teste de avaliação psicológica, exames médico e biofísico e, ainda, uma investigação social, os candidatos foram convocados para fazer o curso de formação na Academia de Polícia Civil (Acadepol), iniciado em 17 de janeiro de 2013 e encerrado em 02 de maio.

Durante o curso, os aspirantes tiveram aulas de Técnicas de Práticas Cartorárias, Defesa Pessoal, Manejo e Emprego de Arma de Fogo (MEAF), Legislação Policial, Noções de Direito, Diligência, Serviço de Inteligência, Direitos Humanos, entre outras disciplinas. Depois de formados, os alunos serão nomeados e designados para atuar em diversos municípios.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato