15h44min - 27 de Novembro de 2012 Atualizado em 19h08min - 30 de Junho de 2013

Transformações da educação pública mineira são apresentadas em livro

Obra foi lançada pelo movimento Conspiração Mineira, parceiro do Governo do Estado, na Cidade Administrativa de Minas Gerais

Fazer uma análise da educação pública no Brasil é a proposta da obra “Lições da Conspiração”, lançada nesta terça feira (27), na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O livro foi idealizado pelo movimento Conspiração Mineira pela Educação, parceiro do Governo do Estado, e aponta o ensino de qualidade como ponte para um país melhor.

Representando o governador Antonio Anastasia na solenidade, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou a importância do movimento na parceria com a Secretaria de Educação.

“Quero dizer à Conspiração que o papel mais importante que ela tem, no meu entendimento, é contribuir de uma maneira muito forte, para criar, em cada escola, a coesão institucional. A entrada da Conspiração em uma escola, esse diálogo que ela estabelece com os diretores e professores, ajuda a clarear esta ideia de que a escola tem que ter uma coesão, uma institucionalidade para a qual todos podem contribuir”, destacou a secretária.

O livro apresenta as experiências, os trabalhos e as conquistas da Conspiração durante os seus seis anos de existência. Atualmente, o movimento realiza um trabalho em parceria com mais de 500 escolas públicas em 45 municípios mineiros, nos quais as iniciativas do movimento beneficiam cerca de 300 mil alunos.

Com o livro, a ideia é compartilhar as experiências do movimento, realizado a partir de uma parceria entre os diferentes setores da sociedade, para atender ao complexo panorama da educação pública brasileira.

“Quando criamos o movimento, estabelecemos metas de atuação que enfocam a pacificação nas escolas: a motivação dos professores e dos alunos, a participação das famílias com a integração da família/escola e a melhoria dos indicadores de aprendizagem”, lembrou o conselheiro presidente do movimento, Evandro Neiva.

Projeto Serra Verde

A ação piloto do movimento é o Projeto Serra Verde, desenvolvido em um conjunto de escolas públicas do entorno da Cidade Administrativa de Minas Gerais. Além de escolas da capital, o projeto atende a instituições dos municípios de Santa Luzia e Vespasiano. Em um total de 50 escolas públicas, são desenvolvidas atividades que objetivam elevar o nível de aprendizagem dos alunos.

O governador Antonio Anastasia, que é responsável pelo prefácio da obra, não pode comparecer à solenidade, pois está em viagem aos Estados Unidos, mas deixou o seu depoimento registrado em vídeo. A fala foi apresentada para os mais de 500 presentes.

“É uma iniciativa de empreendedores, de educadores, de empresários e pessoas vinculadas à educação e que fizeram um pacto para essa brilhante ideia de participar, como sociedade civil, dos avanços da educação pública em nosso Estado. Nós, mineiros, só podemos agradecer e compartilhar com todos o sucesso dessa iniciativa”, disse o governador.

No término da cerimônia, a cantora Fernanda Takai, vocalista do grupo Pato Fu, se apresentou com o Coral de Crianças Primeiros Acordes, do município de Vespasiano.