Governador | Turismo

15h56min - 15 de Março de 2013 Atualizado em 23h16min - 30 de Junho de 2013

Transporte rodoviário turístico receptivo é autorizado em Minas Gerais

Vice-governador Alberto Pinto Coelho destaca alcance da medida para desenvolvimento do turismo mineiro

O vice-governador Alberto Pinto Coelho abriu nesta sexta-feira (15), no Minascentro, em Belo Horizonte, o 5º Salão Mineiro de Turismo, que acontece simultaneamente com 1º Salão da Gastronomia e o 7º Salão de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav Minas). Participam do encontro representantes de 45 circuitos turísticos mineiros, englobando aproximadamente 400 municípios mineiros.

Durante seu discurso, Alberto Pinto Coelho destacou a publicação do Decreto nº 46.183 que autoriza e disciplina o transporte rodoviário turístico de receptivo intermunicipal e metropolitano, em automóvel. De acordo com o texto, este tipo de transporte somente poderá ser feito mediante autorização especial do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER).

“Este decreto é um anseio antigo do setor para que o turismo possa se desenvolver ainda mais no nosso Estado. Esta modalidade de transporte já é legalizada em outros estados. O turismo é uma atividade que tem os maiores índices de crescimento e com grande potencial econômico. Devemos apoiar todas as políticas públicas neste sentido”, ressaltou o vice-governador.

De acordo com o secretário de estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus, o decreto amplia o leque de opções e impulsiona o turismo em nosso Estado. “Os passageiros que chegarem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves e fizerem a reserva com antecedência superior a doze horas poderão ter carros executivos com motoristas para buscá-los e levá-los até ao aeroporto. Anteriormente, este transporte só poderia ser feito de vans e ônibus. Estamos oferecendo mais uma opção de transporte ao turista que vier a Minas”, destacou.

Durante o encontro, que concentra em um só espaço as principais agências de viagem do país, além das maiores companhias áreas e empresas que compõem a cadeia de turismo, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre segmentos como artesanato, gastronomia, cultura e negócios.

Pela primeira vez está sendo realizado o 1º Salão da Gastronomia Mineira, com 13 chefs mineiros que representaram o Estado no Madrid Fusión, realizado em janeiro deste ano. Os chefs vão replicar, através de apresentações, a participação de Minas no evento internacional. Também acontece no Minascentro, o 7º Salão do Turismo da Abav Minas. Trata-se da maior feira de comercialização de destinos turísticos do país, além de ser um importante laboratório de inovações e um fórum de tendências do turismo nacional.

Parque da Gameleira

Alberto Pinto Coelho também destacou a importância da construção do novo Centro de Convenções que vai integrar e modernizar o Parque da Gameleira. “Faremos a consulta pública e, em breve, esperamos publicar o edital de contratação na modalidade de parceria público-privada, para que seja iniciado, no mais curto espaço de tempo, uma obra de grande importância para acolher as convenções de maior porte e potencializar a vocação natural de Belo Horizonte para o turismo de negócios”, concluiu o vice-governador.