Minas por Região
Segurança / Defesa Social

17h52min - 24 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h55min

Treinamento dos bombeiros para ocorrências com produtos perigosos supera expectativa

Objetivo da ação foi promover uma reciclagem de conhecimentos para atuação neste tipo de ocorrência durante a Copa do Mundo e outros eventos

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, nesta quarta-feira (23), um simulado de acidente com produtos perigosos. O objetivo foi promover uma reciclagem de conhecimentos para atuação neste tipo de ocorrência durante a Copa do Mundo e outros eventos. O treinamento superou as expectativas dos coordenadores.

Os 30 militares que participaram do treinamento são alunos de um curso que está sendo ministrado na Academia de Bombeiros Militar e que será concluído na próxima sexta-feira (25). A atividade cumpre mais uma etapa de qualificações que estão sendo desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros para a Copa de 2014.

A experiência serviu como uma espécie de laboratório para que os alunos colocassem em prática as técnicas aprendidas em sala de aula em um ambiente bem próximo de um acionamento real. Um caminhão bitrem, uma motocicleta, uma caminhonete e um carro de passeio foram envolvidos no acidente, que resultou em quatro vítimas com ferimentos e intoxicações por gasolina e outro produto não identificado. Participaram do treinamento agentes do Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais, Exército Brasileiro,Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Universidade Federal de Minas Gerais.

Cenário

A “ocorrência” começou com o acionamento dos bombeiros após o tombamento de um caminhão com carga de gasolina e outro produto não identificado. Este foi o cenário para que os militares desenvolvessem uma sequência de ações como o isolamento da área, identificação do produto, descontaminação e atendimento às vítimas feridas ou intoxicadas. Um dos equipamentos disponibilizados pelos bombeiros foi uma tenda de descontaminação inflável, importada da República Tcheca e usada para descontaminação por produtos QBRN (químicos, biológicos e radionucleares). No ano passado, os bombeiros atenderam 30 ocorrências envolvendo produtos perigosos.

Para o coordenador do treinamento capitão Fernando, o resultado da operação foi altamente positivo. “Desde a organização do cenário, distribuição das funções e a articulação com os outros órgãos, além da parte operacional foram bem avaliadas”, afirma. O socorro das vítimas também mereceu elogios. Os militares treinaram o atendimento a um motociclista ferido gravemente que após os cuidados em terra foi transportado pelo helicóptero Arcanjo.

As outras vítimas foram socorridas por causa de contaminação pelos produtos, no próprio local. De acordo com o capitão Fernando, o treinamento foi feito sem nenhum custo para a corporação. Ainda não existe a previsão de novas turmas, mas a intenção é que a capacitação seja novamente executada na RMBH.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato