20h06min - 05 de Maio de 2006 Atualizado em 03h44min - 27 de Junho de 2013

Trem que liga Ouro Preto a Mariana resgata história de Minas Gerais

Durante solenidade de inauguração do Trem da Vale, locomotiva a vapor que volta a fazer o trajeto entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, Aécio Neves ressaltou a importância da Maria Fumaça para impulsionar o turismo em Minas Gerais, que já se tornou o segundo maior destino turístico do país.

OURO PRETO (05/05/06) – O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participou hoje da inauguração do Trem da Vale, locomotiva a vapor que volta a fazer o trajeto entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, desativada em 1987. Durante a solenidade que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador ressaltou a importância da Maria Fumaça para impulsionar o turismo no Estado e resgatar a história de Minas Gerais.

“Hoje, a terra dos inconfidentes se sente novamente centro da nacionalidade. Numa parceria entre o Governo do Estado, governo federal, a Companhia Vale do Rio Doce e as prefeituras municipais, nós estamos, na verdade, revisitando a nossa história. Este empreendimento permitirá às atuais e às futuras gerações conhecer um pouco mais da sua própria história”, afirmou o governador.

Pólo turístico

Aécio Neves destacou que o Trem da Vale irá dar novo impulso ao programa Estrada Real, realizado pelo Governo do Estado e gerenciado pelo Instituto Estrada Real, vinculado à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O governador afirmou que os investimentos do Governo de Minas já realizados transformaram o Estado em segundo maior destino turístico do país.

“Nós temos o privilégio de ver Minas Gerais reencontrando-se com a sua própria história e, mais uma vez, apontando para um futuro de crescimento e de desenvolvimento. A Estrada Real já é o mais bem concebido circuito turístico do país. Hoje, em Minas, através do turismo, numa excepcional parceria com o ministério comandado pelo conterrâneo Walfrido Mares Guia, nós estamos permitindo que já na última pesquisa feita pela Embratur, Minas vem a se transformar e, já é hoje, o segundo maior destino turístico do país. Isso significa emprego, renda e melhor qualidade de vida para a nossa gente”, disse.

Locomotiva

Em seu pronunciamento, ao lado do presidente e dos ministros do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, das Comunicações, Hélio Costa, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e do presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, o governador ressaltou que as parcerias realizadas pelo Governo de Minas em várias setores, aliadas a uma eficiente gestão administrativa, permitiram a retomada do crescimento do Estado. O Trem da Vale é uma iniciativa da Vale que investiu R$ 47 milhões no projeto.

“São essas parcerias e a partir de uma gestão do Estado, absolutamente profissionalizada, que já permitiu que Minas fosse, no ano de 2005, o Estado brasileiro que mais empregos gerou na indústria dentre todos os estados. Minas Gerais deixou de ser mais um vagão a ser puxado pelo desenvolvimento de outros estados. Minas é hoje a locomotiva a puxar e a conduzir o desenvolvimento do Brasil”, completou.

Novos circuitos

O presidente Lula destacou a importância da recuperação da ferrovia para o circuito turístico Ouro Preto-Mariana e para Minas Gerais. “Minas Gerais ganha de forma extraordinária mais respeito no mundo do turismo quando apresentar o Trem da Vale. É uma viagem excepcional e quem fizer esse passeio vai ficar muito mais orgulhoso dessa região”, disse o presidente.

Viagem pela história

Ele e o governador Aécio Neves, acompanhado das autoridades, fizeram o percurso de 18 quilômetros entre a estação ferroviária de Mariana e o desembarque em Ouro Preto. Juntos, visitaram a estação ferroviária que passou por ampla reforma para abrigar exposição sobre a história da ferrovia e uma grande maquete com o percurso entre as duas estações.

Para recuperar a ferrovia, foram reconstruídos 18,7 quilômetros de ferrovia, adquiridos novos vagões e nova locomotiva e recuperadas plataformas de quatro estações, entre elas a de Vitorino Dias e Passagem de Mariana, além de Ouro Preto e Mariana.

O projeto prevê também a realização de um programa inédito no país relacionado à educação patrimonial e que será desenvolvido com alunos da rede pública de ensino de Ouro Preto e Mariana. O passeio será aberto neste final de semana para a população que terá viagem gratuita sempre às quintas-feiras.

Participaram da solenidade de inauguração, os secretários de Estado, Wilson Brumer (Desenvolvimento Econômico), Maria Elvira (Turismo), Eleonora Santa Rosa (Cultura); os prefeitos de Mariana, Celso Cotta, e de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, além de deputados federais, estaduais e lideranças locais.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br