11h37min - 03 de Dezembro de 2012 Atualizado em 11h41min - 01 de Julho de 2013

Triângulo Mineiro inaugura duas unidades da Uaitec

Governo de Minas busca atender aos cidadãos, gratuitamente, e ampliar ainda mais o direito ao conhecimento e à informação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), inaugurou mais duas unidades da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). Os municípios contemplados foram Ituiutaba e Santa Vitória, localizados no Triângulo Mineiro, respectivamente, na sexta-feira (30) e no sábado (1º). As novas unidades da Uaitec estão dentro da estrutura dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs).

A Uaitec tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso gratuito dos mineiros à capacitação profissional, inclusive com ensino superior por meio da educação a distância (EAD) para diversas regiões do estado. A nova estrutura passa a oferecer no início do ano cursos de idiomas (inglês, francês e espanhol). Posteriormente serão ofertados cursos de graduação em parceria com universidades públicas federais e estaduais.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues , ressaltou a importância de revitalizar toda a rede existente de CVT. “Esse é um passo fundamental para a consolidação do ensino a distância em nosso Estado. Estamos dando um grande salto na reestruturação dessa rede, transformando os CVTs em unidades da Uaitec - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais. O Governo de Minas mapeou e classificou os municípios que podem ser beneficiados, através de emendas de emendas parlamentares, com a expansão da Nova Rede de CVT de Minas Gerais”, explica o secretário.

A estimativa é de que até 2014 o Estado conte com cerca de 200 polos de educação a distância, sendo 85 unidades do Centro de Vocação Tecnológicas já existentes que serão transformados.

Homenagem

Em cada uma de suas unidades inauguradas, a rede Uaitec faz uma homenagem a uma personalidade ligada à educação, cultura ou produção de conhecimento. Na cidade de Ituiutaba, o homenageado foi o cineasta João Batista de Andrade, que lá nasceu em 1939. Ele é diretor e produtor de cinema e de televisão, roteirista e escritor. Além do premiado "O homem que virou suco" destacam-se, "Gamal - O delírio do sexo", "Doramundo" e o documentário “Liberdade de Imprensa".

Já em Santa Vitória, o escritor, poeta e repentista Aureliano Alves de Holanda, mais conhecido como “O poeta do sertão”, foi contemplado com um espaço onde é contada a sua trajetória de vida. Sua primeira publicação foi o livro de poemas “Fundação e Progresso de Santa Vitória”, lançado em 1945.

Estrutura da Rede Uaitec

Atualmente Minas Gerais conta com a maior Rede de CVTs do Brasil, uma plataforma de capacitação profissional que só foi conseguida com a parceria entre os governos estadual e federal, numa articulação patrocinada pela bancada federal, por meio de emendas parlamentares.

Para efetivar a reestruturação e alcançar a condição de uma unidade Uaitec, a Rede CVT absorveu vários avanços tecnológicos. A previsão é que até o final de 2013, Minas Gerais tenha 100 pontos instalados, oferecendo conteúdos de WEB 2.0 - que formam, em média, mais de 100 mil pessoas por ano. A nova estrutura possui uma sala de inclusão digital, duas salas de educação a distância com equipamentos de videoconferência e capacidade de atender até 50 alunos em cada, laboratório vocacional, sala de professores e núcleo de atendimento empresarial.

O projeto do Governo de Minas é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio das prefeituras municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, três frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital, inovação e formação e aperfeiçoamento profissional.

A rede conta com 571 unidades interligadas em banda larga, formada por 85 CVTs e 487 Telecentros, e 4,5 mil microcomputadores conectados. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 700 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Já foram investidos, em sua estrutura, mais de R$ 130 milhões, recursos provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.