09h43min - 10 de Julho de 2012 Atualizado em 12h11min - 30 de Junho de 2013

Triângulo Mineiro possui 12 unidades do Farmácia de Minas

São 163 medicamentos distribuídos gratuitamente nas unidades

Há cerca de um mês, o município de Canápolis, no Triângulo Mineiro, inaugurou a unidade da Rede Farmácia de Minas, programa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com mais esta Farmácia, a região passa a contar com 12 unidades da Rede, onde são disponibilizados 163 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, entre outros. A Rede é responsável pela dispensação de medicamentos do SUS em municípios mineiros com população entre 10 mil e 30 mil habitantes.

No primeiro semestre deste ano, as cidades beneficiadas na região foram Canápolis, Monte Alegre de Minas e Pirajuba. Em 2011, foram Planura e Veríssimo. No ano de 2010, Delta, Indianápolis e Limeira do Oeste e; em 2009, Cachoeira Dourada, Carneirinho, Cascalho Rico e Conquista.

Em apenas um mês, o número de atendimento em Canápolis saltou de 4.300 para 4.900 de acordo com dados da farmacêutica responsável pela unidade, Jane Maria Santos Silva. “A Farmácia chama a atenção da população. Se antes muitos usuários deixavam de retirar o medicamento, pois o local era precário e sem acomodações, hoje, o número de atendimento e retirada de medicamentos cresceu rapidamente”, comemora. Os medicamentos mais fornecidos são para pressão, diabetes e anti-inflamatórios. Canápolis tem população estimada em 12 mil habitantes.