16h14min - 04 de Março de 2013 Atualizado em 13h40min - 01 de Julho de 2013

Uaitec amplia prazo de inscrição para contemplar mais mineiros

As inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de março. As aulas presenciais começam em 18 de março

Os cursos de português, francês, inglês e espanhol — que serão oferecidos gratuitamente nas unidades do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) – estão movimentando os municípios que integram a Rede Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT). Apesar da grande procura pelos cursos de idiomas, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, autorizou a prorrogação das inscrições até o dia 11 de março. As aulas presenciais começam em 18 de março. Nesta segunda-feira (4) teve início a validação da matrícula. Cada aluno deverá comparecer à sua unidade para fazer a escolha do horário da aula. Os conteúdos já estão disponibilizados na rede.

Os municípios de Monte Carmelo (Alto Paranaíba) e Passos (Sudoeste) receberam com entusiasmo a nova estrutura e o novo formato da Rede de CVTs. A procura de pelos cursos do programa Idiomas para a Cidadania foi muito grande no município, segundo a coordenadora da unidade, Vanusa Paz. O curso mais procurado foi o de inglês básico e intermediário, seguido pelo curso de espanhol. Os inscritos têm entre 14 e 29 anos.

O espaço foi completamente reformado e, agora, conta com uma estrutura de duas salas de educação a distância, com avançado sistema de videoconferência, padronizado para atender 25 alunos cada uma; 50 laboratórios virtuais em 10 computadores e bibliotecas virtuais em outros quatro.

O secretário Narcio Rodrigues, destacou a ampliação de oportunidades, através dos cursos que serão oferecidos na rede. “Está nascendo aqui uma iniciativa que traz a universidade para Monte Carmelo e ampliar a oferta de vagas do ensino superior. Uma ferramenta fundamental para consolidar Monte Carmelo como cidade universitária”, comenta.

Já o prefeito de Monte Carmelo, Fausto Nogueira, destacou o compromisso do Governo de Minas com a educação no Estado. “Queremos que Monte Carmelo seja referência em educação, e a experiência da Uaitec será um empreendimento que vai trazer novas perspectivas para a comunidade do município e um novo direcionamento para o ensino a distância. O município entra definitivamente para o mundo da tecnologia, e o mais importante, com a educação inserida no processo”, comenta o prefeito.

Mário Palmério é o homenageado

Em todas as unidades inauguradas do programa Uaitec, uma personalidade da cultura, da educação ou da ciência é homenageada com o Espaço Memória. Em Monte Carmelo foi o escritor, educador, político e embaixador Mário Palmério, como um dos responsáveis pela consolidação de uma grande plataforma de ensino superior em Minas Gerais, sendo uma referência para o trabalho realizado, como também para a produção de conhecimento. “A sua literatura revolucionária e o seu compromisso em semear o conhecimento, nos deixou um exemplo de dedicação na área de educação, a sua inspiração tocou a todos nós”, ressaltou.

Mário Palmério, nascido em Monte Carmelo, em 1916, foi um romancista de destaque, principalmente com as obras “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre”. Palmério foi também embaixador do Brasil no Paraguai e ocupou a cadeira de número dois da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Guimarães Rosa.