Segurança / Defesa Social

17h34min - 22 de Março de 2013 Atualizado em 08h35min - 01 de Julho de 2013

Uberlândia terá novas viaturas, mais policiais e Lei Seca reforçada

Cidade é a segunda do interior mineiro a receber, este ano, a cúpula de segurança pública, que definiu ações para as 18 cidades da 9ª Risp

A cúpula da segurança pública de Minas Gerais esteve nesta sexta-feira (22), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, para discutir estratégias de enfrentamento à criminalidade em todas as 18 cidades que compõe a 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª Risp).

O município é o segundo do interior do Estado a receber, este ano, o secretário de Defesa Social Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Ana, e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta para discussões in loco da violência regional.

No encontro, foram anunciados investimentos para Uberlândia e região e definidas ações conjuntas e integradas com foco na redução da criminalidade e também das mortes no trânsito.

A partir de agosto, a cidade reforçará ações conjuntas entre as Polícias Civil e Militar para combater a combinação perigosa álcool e volante. As blitze da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, que hoje são restritas a Belo Horizonte e já conseguiram uma redução dos acidentes com vítimas de mais de 11%, chegarão a Uberlândia para incrementar as ações já existentes da Lei Seca. A cidade receberá uma Base Móvel para realização específica destas ações, motocicletas, além de novos bafômetros.

As polícias Militar e Civil também terão incremento de pessoal, viaturas e outros equipamentos de trabalho a partir de junho. De acordo com o chefe da Polícia Civil, a instituição terá seu poder de investigação aumentado nos próximos meses. Cylton Brandão adiantou que, além da chegada dos 17 novos delegados na última semana, parte dos novos 130 escrivães em treinamento na Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Acadepol) deverão ser empossados na cidade em maio deste ano.

A Polícia Civil da 9ª Região Integrada também receberá kits de investigação, com equipamentos de inteligência, escuta, entre outras funções. Viaturas também chegarão à região, ainda neste semestre, em número ainda não definido.

Já a Polícia Militar receberá 12 novos carros para Patrulha Rural e reforço no número de policiais. “Serão destinados 30 policiais para a Região Integrada e 80 servidores civis que poderão fazer a liberação de policiais, hoje em funções administrativas, para o patrulhamento preventivo”, adiantou o comandante geral da corporação, coronel Santana.

Grandes obras em andamento

O secretário Rômulo Ferraz adiantou que a construção da nova Delegacia Regional de Uberlândia, já prometida em viagem anterior à cidade, está com recursos garantidos e estará pronta em 2014. O Posto de Perícia Integrada (PPI), com um novo Instituto Médico Legal e uma nova perícia, também será inaugurado no ano que vem.

As 32 novas câmeras de videomonitoramento do programa Olho Vivo previstas para a cidade estão com recursos em caixa. A assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Estado deve ser assinado ainda em abril. “É um projeto exitoso que traz resultados importantes na redução, principalmente, no crime violento contra o patrimônio. Nas áreas onde este projeto foi implantado, a queda dos crimes violentos contra o patrimônio caíram de 30% a 40%”, afirmou o secretário Rômulo Ferraz.

Reuniões no interior

A rodada de reuniões nas cidades do interior com a cúpula da Defesa Social vai ocorrer ao longo do ano com representantes das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) que não estão na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A intenção é que, além do recebimento das demandas das regiões ao longo do ano, o secretário, chefe da Polícia Civil e comandante da Polícia Militar possam conferir in loco as opiniões das lideranças policiais e demais instituições relacionados ao Sistema de Defesa Social como Ministério Público, Justiça, Defensoria Pública e Poder Executivo.