15h59min - 05 de Julho de 2007 Atualizado em 05h24min - 01 de Julho de 2013

UFMG doa livros do vestibular para Biblioteca Pública Luiz de Bessa

Para tornar o acesso às obras do Vestibular/2008 mais democrático, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebeu, nesta quinta-feira (5), 266 livros doados pela UFMG. Objetivo é ampliar as oportunidades de sucesso no concurso aos estudantes que tem dificuldade para adquirir os títulos.

BELO HORIZONTE (05/07/07) - Para tornar o acesso às obras indicadas ao Vestibular/2008 mais democrático, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa recebeu, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (5), um conjunto de 266 livros doados pela Universidade Federal de Minas Gerais. Os títulos doados são: “Papéis avulsos”, de Machado de Assis; “Recado do morro”, de Guimarães Rosa; “Maíra”, de Darcy Ribeiro; “26 poetas hoje”, da organizadora Heloísa Buarque de Holanda e “Ponciá Vivencio”, de Conceição Evaristo.

A doação, que acontece desde 2003, tem por objetivo ampliar as oportunidades de sucesso no concurso aos estudantes que tem dificuldade para adquirir os títulos indicados pela UFMG. De acordo com pró-reitora adjunta de Graduação, Carmela Maria Polito Braga, coordenadora da Copeve (Comissão Permanente do Vestibular), essa ação aumenta o acesso dos alunos de baixa renda às obras indicadas para leitura e faz parte da política de inclusão social da universidade.

Na cerimônia, Maria Augusta da Nóbrega Cesarino, superintendente de Bibliotecas Públicas, destacou a importância da leitura literária para a formação do cidadão e o fato de que os livros, por serem obras significativas da literatura brasileira, estarão disponíveis a todos os leitores, não apenas aos vestibulandos. “Essa parceria só aumenta a democratização e o acesso aos livros em uma instituição como a Biblioteca, que é publica e tem o objetivo de atender, da melhor forma possível, a todas as camadas sociais”, afirmou a superintendente.

A política de formação de acervo enfatiza mais a diversidade de títulos do que a quantidade. Por essa razão são poucos os exemplares disponíveis para os leitores na Biblioteca Pública e a demanda pelas obras indicadas para o vestibular é muito grande. “Essa doação é de fundamental importância para complementar o nosso acervo e disponibiliza-lo a todos que participarão do exame”, alegou Graça Fragoso, diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Dados fornecidos pela diretora mostram que cerca de 7.000 alunos solicitam os livros do vestibular da UFMG ao longo do ano.

Para o estudante João Vítor Mendes de Oliveira, que vai fazer o vestibular para o curso de Engenharia Civil na UFMG, a doação representa um impacto significativo para quem tem dificuldades para ter acesso às obras. “Estava preocupado pensando como conseguiria os livros. Agora pegarei aqui na Biblioteca Pública. Isso ajuda muito quem não tem condições financeiras de comprar as obras indicadas”, afirmou o estudante.

Para usufruir do serviço de empréstimo, é necessário a apresentação da carteirinha de leitor que pode ser feita na própria Biblioteca Pública mediante a carteira de identidade, um comprovante de residência e a contribuição de R$ 3.

Na solenidade de entrega dos livros, estavam presentes a pró-reitora adjunta de Graduação, Carmela Maria Polito Braga, a coordenadora geral da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), Vera Lúcia Silva, a superintendente de Bibliotecas Públicas, Maria Augusta da Nóbrega Cesarino e a diretora da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Graça Fragoso.