Ciência e Tecnologia

13h00min - 21 de Março de 2013 Atualizado em 01h27min - 01 de Julho de 2013

Unesco-Hidroex celebra o Dia Mundial da Água em Frutal, no Triângulo Mineiro

Serão anunciados novos projetos do Governo de Minas e lançados o e-book que conta a história do rio São Francisco e o selo alusivo ao ano internacional da água

Uma extensa programação marca o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira (22). Entre as ações, está o lançamento pelos Correios do selo alusivo ao Ano Internacional de Cooperação pela Água. Três cidades foram escolhidas para sediar o evento: Brasília, Foz do Iguaçu e Frutal, no Triângulo Mineiro, que integra a lista por sediar a Cidade das Águas Unesco-Hidroex, projeto do Governo de Minas e referência nas ações de conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e das nações africanas de língua portuguesa.

O selo, que será vendido até 31 dezembro de 2016, representa o uso sustentável dos recursos hídricos e possui detalhes que mostram um pedaço de solo árido sendo tomado por árvores e plantações, o que sugere o desenvolvimento humano, a integridade do meio ambiente e a erradicação da pobreza. Acima da arte, encontra-se a logomarca do Ano Internacional de Cooperação pela Água 2013.

A programção do Dia Mundial da Água também inclui o anúncio de dois importantes projetos-piloto voltados para o uso sustentável da água na agricultura. O primeiro refere-se à Capacitação Tecnológica da Agricultura Irrigada e o segundo à implantação de cursos de capacitação dentro do programa de extensão.

Ambos os projetos envolvem, além do Unesco-Hidroex, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Haverá ainda o lançamento do e-book que conta a história do rio São Francisco. Com o conceito de livro interativo, o trabalho traz em sua essência um panorama da trajetória do rio São Francisco, pontuando suas paisagens mais significativas.

A primeira parte, denominada “O Velho Chico: na levada da serra”, abrange a nascente do rio até o seu percurso em todo Estado de Minas Gerais. A segunda parte da trilogia, intitulada “O Velho Chico: nas malhas do sertão”, descreve a trajetória de transição entre a caatinga mineira e o sertão da Bahia. O trabalho é finalizado com o tema “O Velho Chico: na pancada do mar”, com a narração do trajeto final até a sua foz, que deságua no Oceano Atlântico, em Alagoas.

Utilizando os recursos técnicos dos dispositivos móveis, o e-book, que é rico em elementos animados, músicas e sons temáticos, apresenta diversas formas de interação. A aplicação é bilíngue (português/inglês) e apresenta melhor experiência visual em tablets. Funciona, contudo, em smartphones, sendo indicada para todos os públicos e idades.

O trabalho foi desenvolvido pelo artista visual Demóstenes Vargas, que já recebeu o prêmio Jabuti de ilustração infantil. Iniciativa conta com poema de Raimundo de Carvalho e trilha sonora de Marku Ribas e Matheus Braga.

Exposição

Durante toda a semana, o Unesco-Hidroex, em parceria com o Sicoob Credicitrus, abriu as portas para visitação de toda comunidade à exposição “Homem x Natureza – um percurso pelos quatro elementos”. Assinada pelo curador Álvaro Guillermo, a exposição promove uma reflexão do impacto que o homem vem causando no planeta e apresenta alternativas para tornar sua convivência mais harmônica e sustentável.

Também faz parte das ações comemorativas do Dia Mundial da Água, promovidas pelo Unesco-Hidroex, a exibição de filmes sobre temas ambientais, dentro do Programa Circuito Tela Verde – dos ministérios do Meio Ambiente  e Cultura. A proposta é levar à sala de aula discussões, com foco na importância do comprometimento de todos.