14h34min - 13 de Abril de 2011 Atualizado em 00h07min - 01 de Julho de 2013

Unidade de Inovação Tecnológica lança catálogo de joias

BELO HORRIZONTE (13/04/11) - A Unidade de Inovação Tecnológica - Unit, projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), implantado em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, lançou o catálogo “Joias do Mucuri”. O lançamento vem para concretizar o trabalho executado pelo Cetec por meio do seu Setor de Informação Tecnológica (STI).

O catálogo conta com os protótipos das primeiras joias desenvolvidas no projeto dentro do conceito de Produção-Escola. Entre as estratégias de inovação estão a agregação de valor às joias por meio da inserção de design e da lapidação diferenciada de gemas autênticas. O produto final é avaliado para a utilização da marca comum e do Selo de Qualidade Unit.

A marca que dá nome ao catálogo foi criada no intuito de identificar as gemas e joias da região do Vale do Mucuri. As peças apresentam particularidades da produção local, caracterizadas pelos materiais, processos, técnicas e tecnologias utilizados na Unit Gemas e Joias.

Segundo a coordenadora do projeto, Maria Cezarina Sousa, a Unidade poderá contribuir para o fortalecimento do setor de gemas e joias, já bastante tradicional e significativo para Minas Gerais. “O atendimento ao maio número possível de empresas fará da Unit um dos principais agentes de inovação para este segmento na região, com perspectivas de ampliar a geração de emprego e renda”, completa. No momento, já são cinco as empresas participantes: Stone Keller, K. Newman, Cristal Gemas, Gems From Brazil e Gemas da Terra.

A Unidade de Inovação Tecnológica foi concebida como projeto piloto de um Centro de Referência que integra competências para o avanço tecnológico do Setor de Gemas e Joias do Estado de Minas Gerais. A Unit tem a finalidade de desenvolver capacidade tecnológica própria na região pela modernização de processos produtivos, tornando os produtos das empresas do APL de Gemas e Joias e Artefatos de Pedra de Teófilo Otoni mais competitivos. As empresas que participam do programa de produção assistida da Unidade trabalham em grupos visando adotar estratégias de inovação no desenvolvimento de coleções de joias e gemas lapidadas.

O projeto contou com a parceria a Escola de Design da Uemg, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), do Organismo de Certificação de Produtos de Minas Gerais (Certipem) e da Associação dos Exportadores de Gemas (GEA), integrados a Rede de Apoio Tecnológico à Inovação - Redati Gemas e Joias.

A Unit contou com aporte de recursos financeiros oriundos da Finep, Sebrae e Fapemig, que possibilitou a montagem de uma moderna estrutura tecnológica que garante o controle da qualidade nos núcleos de produção da Unidade.