Economia / Desenvolvimento

17h03min - 22 de Fevereiro de 2008 Atualizado em 05h48min - 28 de Junho de 2013

Unidade Móvel de Atendimento da Sedese chega ao interior

JECEABA (22/02/08) – A cidade de Jeceaba, na região do Campo das Vertentes, é a primeira localidade do interior a ser beneficiada com a Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador, serviço da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O município recebe o trailer nesta segunda (25) e terça-feira (26). Na quarta-feira (27), o atendimento vai ser deslocado para São Brás do Suaçuí e, nos dias 28 e 29, em Entre Rios de Minas. Nas três localidades, as ações serão disponibilizadas nas sedes das prefeituras municipais, das 9h às 17h.

A Unidade Móvel é uma iniciativa que tem como principal objetivo aproximar o trabalhador das vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine). O trailer visita as localidades oferecendo habilitação de seguro-desemprego, cadastro para vagas e ofertas de colocação, requisição de carteira de trabalho, palestras sobre competências básicas para o trabalho e informações sobre cursos de qualificação profissional.

Ao fazer a intermediação de mão-de-obra entre trabalhador e empregador nas próprias comunidades, a iniciativa possibilita a diminuição no custo de deslocamento para quem busca emprego. Em muitos casos, o trabalhador não tem recursos para ir até um posto fixo do Sine, o que diminui as chances de colocação no mercado. Por isso, a unidade tem como foco atender as periferias da capital e das grandes cidades do Estado. Já em localidades menores, o objetivo é levar os serviços às cidades que tenham oferta temporária de emprego e não possuam posto permanente na sala.

A superintendente de Política do Trabalho, Emprego e Renda, da Sedese, Carmen Rocha, destaca a importância de o serviço chegar ao interior. “A Unidade Móvel vai permitir um atendimento flexível, criando novas oportunidades aos trabalhadores e empresários das localidades”, explica.

Vera Cruz

Entre os dias 18 e 22 deste mês, a Unidade prestou atendimento aos moradores do bairro Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte. Só no primeiro dia, mais de cem trabalhadores foram cadastrados.

Balanço 2007

A Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador encerrou o ano passado com mais de 300 atendimentos, em apenas dois meses de atividade. Foram atendidos 321 trabalhadores das comunidades do Morro das Pedras e Taquaril, em Belo Horizonte. Deste total, 64 pessoas conseguiram encaminhamento.

A comunidade Morro das Pedras, na região Oeste de BH, foi a primeira a usufruir dos serviços. Durante uma semana no mês de novembro, 171 trabalhadores foram cadastrados e 35 encaminhados. Além disso, 58 pessoas receberam informação e orientação profissional, por meio de palestras e cursos do programa de competências básicas para o trabalho.

Meire Cássia de Morais, 41 anos, mãe de dois filhos, estava desempregada há dois anos. Quando a Unidade Móvel prestou serviços aos moradores do Morro das Pedras, Meire efetuou seu cadastro e, em menos de um mês, conseguiu colocação como auxiliar de cozinha, em um restaurante. “Estou trabalhando há três meses e foi tudo muito rápido. A Unidade Móvel é uma idéia excelente, pois muitas pessoas não vão ao posto do Sine porque não têm dinheiro para pagar passagem. Esse era o meu caso”, conta Meire Cássia de Morais.

Em dezembro, o trailer atendeu a 150 pessoas do bairro Taquaril, região Leste da capital e encaminhou 29 para empregos. “Embora seja um processo que dá seus primeiros passos, os resultados positivos já podem ser contabilizados”, avalia a superintendente Carmem Rocha.