14h03min - 11 de Abril de 2013 Atualizado em 16h56min - 26 de Junho de 2013

Unidade Móvel de Saúde realiza mamografias em Itapecerica

Município do Centro-Oeste de Minas recebe a unidade até o dia 3 de maio. Ao todo, seis unidades percorrem o Estado

A  Unidade Móvel de Saúde da Mulher está no município de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas. A unidade, que faz parte do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama, ficará na cidade até o dia 3 de maio. O objetivo é fazer o rastreamento e a prevenção de mulheres de 45 a 69 anos, e incentivá-las a realizarem o exame regularmente para evitar que o câncer seja diagnosticado em estágio avançado.

A balconista Neidelúcede Fátima Silva, 54 anos, que acabava de sair da unidade móvel, tem consciência de que não deveria ter ficado 10 anos ser fazer a mamografia. “As mulheres tem consciência que precisam fazer, mas nós ficamos tão focadas no trabalho, na família, que deixamos de nos cuidar”, explicou a balconista.

Postura diferente é tomada pela dona de casa Iralda Aparecida Costa, 50 anos, que faz exame preventivo anualmente. “É importante as mulheres se cuidarem para evitar que o câncer seja encontrado quando já é tarde. Muitas não fazem por vergonha e acabam correndo um risco desnecessário”, destacou a dona de casa.

No Centro-Oeste de Minas, os municípios de Campo Belo, Santana do Jacaré, Cana Verde, Aguanil, Cristais, Carmópolis de Minas, Bom Sucesso, São Francisco de Paula, Passa Tempo, Carmo da Mata e Candeias já receberam a unidade Móvel de Saúde da Mulher.

Atendimento rápido

A agilidade na entrega dos exames também é outra característica do programa. O resultado fica pronto logo que mulher termina o exame. E ter um caminhão itinerante para realizar as mamografias foi uma novidade para a população. “Eu nunca tinha visto. As meninas que atenderam foram muito educadas e prestativas”, frisou a dona de casa Anízia Mendonça Santos, 62 anos.

"A unidade é muito bem equipada e tive um ótimo atendimento. Claro que incomoda um pouco, mas as mulheres precisam se cuidar porque oportunidade temos”, ressaltou a também dona de casa, Maria de Lourdes Andrade, 58 anos.

A secretária Municipal de Saúde de Itapecerica, Gláucia Sbampato,  disse que a adesão da população, tanto da zona rural quanto da urbana, foi satisfatória. “Com esta unidade pegamos a população alvo do programa e fizemos uma busca ativa. Agora, vamos continuar com os trabalhos preventivos”, pontuou a secretária.

Para agendar o exame, as mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame. Outra opção é obter o documento via internet por meio da página: facebook.com/saudemg.

Investimento estadual

No dia 27 de março, a Secretaria de Estado de saúde Minas Gerais entregou mais quatro caminhões equipados com mamógrafos à população mineira. Agora, já são seis unidades móveis percorrendo o Estado.

"O  objetivo do investimento é diminuir o tempo que transcorre entre o diagnóstico e o início do tratamento. Na faixa etária de 45 a 69 anos, foram realizados 417.378 exames, um aumento de 15,51% em relação a 2011”, comentou a superintende regional de Saúde de Divinópolis, kênia Carvalho.