Minas por Região
Ciência e Tecnologia

18h17min - 14 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 02h28min - 30 de Junho de 2013

Unimontes amplia experiência com o Expresso Solidário

MONTES CLAROS (14/02/11) - A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em projetos extensionistas além do território mineiro deverá ser ampliada depois da experiência de acadêmicos e professores no Piauí. Através do Expresso Solidário, 7,1 mil pessoas foram beneficiadas nos municípios de São Miguel do Fidalgo e São Francisco do Piauí, em ações nas áreas de Saúde, Direito e Justiça, Cidadania, Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 

A iniciativa segue os moldes de programas bem sucedidos que a instituição desenvolve em sua área de abrangência, como o “Unimontes Solidária”, implantado em 2003 e que já atendeu 101 mil pessoas de 21 municípios do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, ainda com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual.

Os trabalhos do “Expresso Solidário - Conexão Minas-Piauí” - foram realizados entre os dias 21 de janeiro e 4 de fevereiro, com a participação direta de 30 alunos de diversos cursos do campus-sede, vinculados à Liga Extensionista Universitária (Lexu), e de três professores da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Nova rota: Ceará

“Além de proporcionar que o conhecimento produzido na Universidade fosse colocado a serviço da comunidade, a realização do projeto no Piauí permitiu conhecer novas realidades e reforçou a proposta de intercâmbio cultural e institucional”, analisa o professor Gilson José Fróes, da CAE - vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes. “A experiência foi extremamente válida e deverá ser ampliada para outros estados brasileiros”, acrescentou.

Ele já adiantou que a Unimontes visitará cidades do interior de outro estado nordestino em uma nova edição do Expresso. “Em 2012, por exemplo, acontecerão visitas ao Ceará, com os mesmos critérios sobre IDH e demais índices”, completou o coordenador da CAE. 

Demandas 

Os atendimentos do Expresso Solidário no Piauí foram definidos a partir das demandas locais: palestras (meio ambiente, gravidez na adolescência, DSTs), custo da produção de frutas e projetos pedagógicos para escolas de base, exames preliminares como aferição de pressão arterial, testes de glicose e cálculo de massa corporal, orientações sobre escovação e ruas de lazer. 

Em São Miguel do Fidalgo, nos cinco primeiros dias do projeto, foram atendidas 2,5 mil pessoas. Já em São Francisco do Piauí, outras 4,6 mil. “A experiência foi emocionante, pois tivemos contato com uma cultura diferente e uma realidade social mais complexa com a qual estamos acostumados”, opina o acadêmico Matheus Felipe Barbosa e Alves, do 8º período do curso de História.

Maior conhecimento 

A experiência na Unimontes no Nordeste foi além dos atendimentos à comunidade dos dois municípios do Piauí. Na viagem de ida, o grupo pôde conhecer as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Essa última é sede da Universidade Federal do Vale do São Francisco, também visitada pelos universitários mineiros. 

Os alunos participaram, ainda, das comemorações de uma das datas-símbolo do Piauí. Em 24 de janeiro, a cidade de Oeiras, primeira capital daquele estado, sediou a festa alusiva ao aniversário de 188 anos da adesão piauiense à Independência do Brasil com a entrega da Ordem do Mérito Renascença. O Poder Executivo foi transferido para a cidade durante todo o dia. O governador Wilson Martins recebeu a equipe da Unimontes durante a solenidade e foi presenteado com uma camisa do projeto Expresso Solidário.

Outra visita do roteiro aconteceu no município de São Raimundo Nonato, também no Piauí, que abriga o Museu do Homem e o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado o maior conjunto de sítios arqueológicos do mundo. Nessa cidade, a equipe manteve encontro com a arqueóloga e pesquisadora Niède Guidon, uma das principais especialistas em pinturas rupestres.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato