Minas por Região
Ciência e Tecnologia

14h16min - 05 de Novembro de 2008 Atualizado em 14h32min - 01 de Julho de 2013

Unimontes avalia produção de biodiesel no Norte de Minas

MONTES CLAROS (05/11/08) - O projeto de pesquisa “Impactos Socioeconômicos de Produção de Biocombustíveis no Norte de Minas Gerais”, coordenado pelo professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Herbert Toledo Martins, foi um dos contemplados no edital 14/2008 do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis.

Lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o programa aprovou 21 propostas voltadas ao desenvolvimento e à transferência de tecnologias sobre os biocombustíveis, com investimento total de R$ 3,9 milhões.

O projeto do professor Martins, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS), recebeu o financiamento de R$ 105.909,32 e será desenvolvido durante três anos, devendo ser concluído em 2011.

As atividades serão realizadas em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) e contam, ainda, com o apoio dos professores Rômulo Soares Barbosa (também do Mestrado em Desenvolvimento Social) e Vero Franklin Sardinha Pinto, como consultor. Entre outros aspectos, os resultados vão mostrar qual será a inserção do Norte de Minas no complexo produtivo nacional do biocombustível, a partir da instalação da usina de biodiesel da Petrobras em Montes Claros.

“A pesquisa se propõe a estudar os processos de implantação da política de bioenergia na região do Norte de Minas como estratégia para impulsionar o desenvolvimento regional”, afirma o professor Herbert Toledo. “Em função da escassez energética e da crise ambiental à qual a humanidade se submeteu, é preciso investir e explorar novas fontes de energia, especialmente as renováveis. Esta nova realidade chega à região Norte de Minas através da instalação de uma usina de biodiesel. Esse projeto constituirá numa extensa cadeia produtiva que envolverá trabalho, renda e mão-de-obra”, comenta o pesquisador.

Ele salienta que o estudo tem como um dos principais objetivos a análise dos impactos da usina de biodiesel na agricultura familiar. “A investigação problematiza os impactos da produção de parte da matéria-prima sobre a agricultura familiar. Postula-se que a produção de biomassas causará alterações sensíveis ao ecossistema regional e no perfil dos agricultores familiares. Este segmento produtivo poderá esvaziar suas práticas de cultivo de diversos tipos de plantas alimentícias para se dedicar exclusivamente à plantação de oleaginosas. Neste contexto, o horizonte que ora se projeta esboça profundas transformações na configuração do setor”, observa o coordenador da pesquisa.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato