13h26min - 09 de Outubro de 2008 Atualizado em 16h49min - 23 de Junho de 2013

Unimontes capacita tutores para educação a distância

MONTES CLAROS (09/10/08) - Iniciadas, nessa terça-feira (7), as atividades de capacitação dos professores que vão atuar como tutores nos cursos de graduação do sistema de educação a distância oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A iniciativa faz parte do programa ‘Universidade Aberta do Brasil (UAB)’ e o curso se estenderá até esta sexta-feira (10), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Participam cerca de 200 professores que vão atuar em 15 pólos da UAB coordenados pela Unimontes no Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Metropolitana e Belo Horizonte, Noroeste e Centro. Eles vão monitorar os cursos gratuitos de educação a distância (licenciatura) nas áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Letras/Espanhol e Pedagogia. Serão preenchidas 1690 vagas.

Ao presidir a solenidade de abertura, a pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou a importância dos cursos de educação a distância, assinalando o compromisso da Unimontes com a melhoria do ensino e com a formação de recursos humanos nas diversas regiões mineiras. Na oportunidade, a professora Fábia Magali Santos Vieira, coordenadora da UAB no âmbito da Unimontes, também ministrou palestra sobre o “Sistema de Implantação da Universidade Aberta do Brasil e a educação a distância”.

Os candidatos aos cursos de educação a distância oferecidos no programa da UAB foram submetidos ao processo seletivo, organizado pela Comissão Técnica de Concursos (Cotec). Os resultados serão divulgados na próxima terça-feira (14) e os aprovados deverão ficar atentos para as matrículas, a serem efetuadas a partir de quarta-feira (15), nas secretarias setoriais de cada pólo, nos municípios de Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Cristália, Francisco Sá, Ipanema, Itamarandiba, Janaúba, Januária, Lagoa Santa, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte e Urucuia.