Minas por Região
Ciência e Tecnologia

15h42min - 22 de Maio de 2009 Atualizado em 07h23min - 01 de Julho de 2013

Unimontes completa 47 anos de existência e amplia ações

MONTES CLAROS (22/05/09) - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa, neste domingo (24), 47 anos de existência, registrando expressivos avanços nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços à comunidade.

Em 24 de maio de 1962, era criada a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Ela foi sucedida pela atual Unimontes, que, em setembro próximo, vai comemorar 20 anos como instituição pública. A transformação da antiga FUNM na atual universidade aconteceu por intermédio da Constituinte Mineira de 1989.

Com atuação prioritária em uma vasta área, que corresponde a 30% do território mineiro, a Unimontes alcança a mais de 300 municípios. Além dos cursos da sede, conta com 11 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. O último implantado foi o Campus de Bocaiúva, inaugurado em dezembro de 2008. Também são mantidos os campi de Almenara, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, além do Núcleo de Joaíma.

Já foram graduados 40.089 profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Atualmente, a universidade tem 9.441 alunos matriculados na graduação, dos quais 7.212 nos cursos regulares (5.084 no campus-sede e 2.128 nos demais campi). A Unimontes conta com 1.608 matriculados nos cursos de educação a distância, oferecidos por intermédio do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciado em 2008, através de convênio com o Ministério da Educação, além de 370 em cursos modulares e 251 em cursos de pró-licenciatura.

“Ao longo da história da educação superior regional, tivemos importantes conquistas. Podemos destacar, entre outros feitos, o fato de a Unimontes ter sido apontada como a segunda melhor universidade do país, devido à excelência no ensino. Mas devemos nos manter atentos e empenhados em busca de novas conquistas. Afinal, a universidade é uma obra em construção permanente”, afirma o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

“Devido à crise econômica, vivemos um momento de racionalização e de contenção de gastos. Mas, as dificuldades e as restrições orçamentárias não representam desânimo. Pelo contrário, nestes momentos, mais do que nunca, deve prevalecer a criatividade para superarmos os obstáculos e enfrentar os desafios, em busca de novas conquistas”, observa o reitor.

Consolidação

Como desafios da Unimontes, o reitor cita a consolidação dos programas de pós-graduação Stricto sensu e o incremento da pesquisa científica. “Para alcançarmos as metas nessas áreas, contando com a dedicação dos nossos professores, pesquisadores e da comunidade discente, além do apoio determinante apoio do Governo de Minas, que tem garantido o suporte necessário para o crescimento da universidade”, afirma.

Ele destaca, entre outros, o apoio de toda a equipe do Governo de Minas, sob a liderança do governador Aécio Neves e do vice-governador, professor Antonio Augusto Anastasia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e a solidariedade da classe política e da própria sociedade.

No âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros são desenvolvidos mais de 200 projetos de pesquisa, a maioria voltada para a solução de problemas e para a melhoria de vida das regiões onde está inserida. Um deles é a pesquisa Avaliação da aplicabilidade de um teste rápido, não invasivo (Kalazar DetectÒ) no diagnóstico da Leishmaniose Visceral. O estudo consiste na descoberta de um novo procedimento para o diagnóstico da Leishmaniose, com a instituição transformando-se em um centro de referência na área.

Extensão e prestação de serviços

A Unimontes também se destaca na extensão e na prestação de serviços à comunidade. Em 2008, foram atendidas 440 mil pessoas em 75 projetos de extensão. São desenvolvidas ações diretamente junto a comunidades de baixa renda. Um exemplo é o Projeto Unimontes Solidária, criado em 2003, Por intermédio do projeto, acadêmicos dos diferentes cursos de graduação, supervisionados pelos professores, realizam atividades voluntárias nos pequenos municípios durante os períodos de férias.

Outro destaque da atuação da universidade é a assistência à saúde da população, oferecida por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria. Referência regional em diversas áreas e procedimentos, o Hospital Universitário oferece atendimento gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde(SUS). No ano passado, foram realizados pelo Hospital da Unimontes mais de 400 mil atendimentos. Os serviços da unidade foram ampliados com a inauguração do Centro de Referência em Assistência á Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira e com a implantação do "Protocolo de Manchester” em seu Pronto-Atendimento.

História

A Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, foi criada através da Lei Estadual nº 2.615, de 24 de maio de 1962, de autoria do ex-deputado Cícero Dumont. Em 1963, surgiu a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), tendo como entidade mantenedora a Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP).

Em 1965, os cursos foram transferidos para o Casarão da Fafil, na rua Coronel Celestino, 75. A primeira unidade de ensino superior da FUNM foi implantada em 1965, com a Faculdade de Direito (Fadir). Em 1966, a Fafil se desliga da FELP e passa a integrar a FUNM. Em 1968, começaram a funcionar na Fafil os cursos de Matemática, Ciências Sociais e Filosofia.

Depois, foram criadas outras unidades da FUNM: a Faculdade de Medicina (Famed), em 1969; a Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, em 1972; e a Faculdade de Educação Artística (Faceart), em 1987. Através da Constituição do Estado (1989), a FUNM foi transformada na Universidade Estadual de Montes Claros.

A Lei Estadual nº 11.517, de 13/07/94, reorganizou a Unimontes do ponto de vista administrativo-funcional, sendo extintas as faculdades e criando os Centros de Ensino (Centro de Ciências Humanas - CCH, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA e Centro de Ensino Médio e Fundamental - CEMF). Em 21/07/1994, através da Portaria nº 1116, foi homologado, pelo Ministério da Educação, o reconhecimento oficial da Unimontes como Universidade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato