Ciência e Tecnologia

16h04min - 30 de Junho de 2009 Atualizado em 22h55min - 29 de Junho de 2013

Unimontes destaca diferencial do Curso de Odontologia

MONTES CLAROS (30/06/09) - A formação de profissionais capacitados para a assistência integral à população é um diferencial do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Esse aspecto foi destacado durante o XIV Fórum de Integração Ensino-Serviço do curso, realizado na segunda (29) e terça-feira (30), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro). Na oportunidade, os acadêmicos do 10º período apresentaram - em pôsteres - os trabalhos científicos de conclusão de curso.

Ao participar da solenidade de abertura, na manhã desta terça-feira, o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, ressaltou que o curso de Odontologia da Unimontes é um dos melhores do Brasil pelo fato de formar profissionais preparados para atuar tanto nos grandes centros como em pequenas comunidades, garantindo, assim, a melhoria da assistência básica à população. Segundo o reitor, “essa qualificação diferenciada é possibilitada exatamente pela disciplina do Estágio Supervisionado: Internato Regional integrado”, ministrada no 10º período e encerrada com a realização do Fórum de Integração Ensino-Serviço.

O reitor enfatizou que, com a iniciativa, o curso de Odontologia comprova, na prática, a contribuição com a melhoria das condições de saúde bucal, em todos os níveis sociais. “A partir de ações como o internato e com a participação dos acadêmicos e o entusiasmo e dedicação dos professores, o nosso curso demonstra efetivamente o compromisso com a transformação da saúde na região, em Minas e no Brasil”, afirmou.

Ele também chamou atenção para a importância da Odontologia na garantia do atendimento à saúde. “Hoje, a assistência efetiva à saúde não está mais restrita ao médico. Deve ser feita a partir de uma ação integrada, com a participação de diversos profissionais, destacando o cirurgião-dentista”, salientou o professor Paulo César de Almeida.

O coordenador geral do Estágio Supervisionado, professor José Mendes da Silva, também enalteceu a importância da participação dos 23 acadêmicos do 10º período nas atividades práticas, que aconteceram em postos do Programa de Saúde da Família (PSF) em Montes Claros (bairros Morrinhos, Independência, Jardim Palmeiras e Vila Atlântica) e nos municípios de Espinosa, Capitão Enéas, Ibiaí, Januária, Japonvar e São João do Pacuí. “Por intermédio do curso de Odontologia, a Unimontes cumpre o seu papel como universidade de integração regional e promotora do desenvolvimento”, disse o professor José Mendes.

A relevância do estágio supervisionado e demais atividades do curso foram destacadas, ainda, pela delegada do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), professora Jussara Mello. “Com essa ação, está sendo feito um investimento importante no futuro da Odontologia. Isso é um ganho para sociedade que terá um serviço cada vez mais qualificado”, observou.

A solenidade contou com as presenças do vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor João dos Reis Canela; da coordenadora do curso de Odontologia, professora Maria de Lourdes de Carvalho Bonfim; do coordenador de Assistência Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Ruberval Sperate de Melo; da prefeita de Ibiaí, professora Marinilza Soares Mota Sale; e da professora Ana Elizabeth Antunes de Melo, representando a vice-prefeita de Montes Claros, Cristina Pereira.