14h40min - 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 14h50min

Unimontes divulga a lista dos 1.055 aprovados no vestibular de final de ano

Os oito primeiros lugares na classificação geral foram conquistados por candidatos ao curso de Medicina. Matrículas devem ser feitas nos dias 2 e 3

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou, nesta sexta-feira (30), a lista dos 1.055 aprovados em 52 cursos no 1º Processo Seletivo/2015. Destes, 757 estavam inscritos pelo sistema universal e 298 no sistema de reserva de vagas: afrodescendentes (128), egresso de escola pública (160), portador de deficiência (8) e indígena (2).

As matrículas devem ser efetuadas na segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de fevereiro. A documentação exigida para a matrícula é a seguinte: cópias autenticadas da certidão de nascimento, título eleitoral, comprovante da Justiça Eleitoral das últimas eleições (1º e 2º turnos), certificado de reservista, carteira de identidade, CPF, histórico do ensino médio (original e cópia) e uma foto 3x4 recente.

As listas dos aprovados estão disponíveis na sede da Comissão Técnica de Concursos (Cotec) – prédio 4, do campus-sede – e no portal eletrônico www.cotec.unimontes.br.

O vestibular de final de ano foi realizado no dia 7 de dezembro, com 8,8 mil candidatos e a distribuição de 210 pontos nas provas de múltipla escolha e 20 na prova de redação. Os oito primeiros lugares na classificação geral foram conquistados por candidatos ao curso de Medicina. Mariana Duarte Oliveira da Mata foi a campeã geral, com 222,75 em 230 possíveis.

Emoções

Helena Ferreira, de 21 anos, foi aprovada para o curso de Enfermagem da Unimontes. A estudante que tem origem na zona rural do município de São João da Ponte, no Norte de Minas, esteve no campus-sede para conferir a divulgação a lista dos aprovados e não se conteve com a aprovação. “É um choro de alívio e felicidade porque eu sempre sonhei em entrar na Unimontes”, disse a jovem, que conseguiu o acesso pelo sistema de reserva de vagas após a terceira tentativa. Em sua casa, será a primeira entre os quatro filhos a estudar na Unimontes.

Rafaela Caetano Bezerra pôde comemorar duas vezes. A jovem de 20 anos foi aprovada para os cursos de Medicina e Direito. Ela é da cidade de São Romão (Norte de Minas) e veio ao campus-sede conferir o resultado final em companhia dos pais, Francisco e Edna.

“Nunca tive uma sensação tão boa quanto esta. A dedicação foi total, porque eu estudei muito e estou realizada por isso. Agradeço muito a Deus; hoje, Ele desceu aqui e ficou ao meu lado”, depôs a estudante, que fará opção pelo curso médico e se diz devota “de todos os santos”. O pai Francisco não segurou a emoção ao conferir a aprovação da filha caçula. “Ver um filho realizando um sonho é uma emoção que não tem preço”.

O estudante Lucas Silva Vieira também esteve na sede da Cotec para conferir o resultado final para o curso de Direito Diurno. E ele foi aprovado. Seguirá a profissão de uma tia, a única advogada da família até aqui. “Tenho muita afinidade com a área”, disse.